Lançamento de Afinidades – Série Instrumental, primeiro álbum do artista, Christiano Caldas faz homenagem aos compositores mineiros.

Ph.ThiagoDiNazaré.


Prestes a completar 30 anos de carreira, o músico, que também é produtor musical, arranjador e engenheiro de áudio, reúne em seu primeiro disco, composições de Juarez Moreira, Célio Balona, Celso Moreira, além de Frederico Heliodoro, Thiago Nunnes e outros compositores da nova geração

Christiano Caldas iniciou sua carreira musical aos 13 anos, sob a influência do pai, Adilson Caldas, que também é músico. Aos 17 anos começou desenvolver trabalhos como produtor musical e engenheiro de áudio em estúdios de gravação.

Pelo seu perfil multifacetado, sempre atuando como músico, engenheiro de áudio, arranjador e produtor musical, acompanha como pianista e tecladista, músicos de grande relevância, tais como, Milton Nascimento, Flávio Venturini, 14 Bis, Sá & Guarabyra, Roberto Menescal (RJ), Chico Amaral, Wagner Tiso, Pepeu Gomes, João Donato, Affonsinho, Leo Gandelman, Célio Balona, Beto Guedes, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas, Marku Ribas, Vander Lee, Thiago Delegado. Como arranjador, trabalha com Flávio Venturini, 14 Bis, Orquestra Ouro Preto, Célio Balona, Orquestra Sesi Minas Musicoop, entre outros.

Desde o início de sua carreira, Christiano Caldas, nunca parou, sempre esteve entre o estúdio e as viagens para shows. Em 2020 não foi diferente, mesmo com o isolamento e tendo que se adequar ao novo momento, trabalhou muito. Produziu sete das doze músicas do álbum Paisagens  Sonoras, de Flávio Venturini, mixou e masterizou a música “Drão” (Gilberto Gil), relançada por Milton Nascimento, além de participar das duas lives do cantor e compositor.  Fez também uma apresentação solo pelo projeto BH Instrumental e participou das lives de  Beto Guedes,  Flávio Venturini, Banda 14 Bis, entre outras.

REALIZAÇÃO DE UM SONHO

O INÍCIO DE TUDO…

“Em 2020, em meio à pandemia, eu e minha produtora Iris Prates, procurando novas alternativas de trabalho, começamos a pensar que seria o momento de lançar meu álbum, já que estou prestes a completar 30 anos de carreira, queria registrar meu trabalho. Como não sou compositor, a ideia é fazer uma grande homenagem aos parceiros, amigos, compositores com quem trabalhei ao longo desses anos, com uma série instrumental. Por isso, Afinidades – Série Instrumental. Além disso, seria uma forma de começar a celebrar todos esses anos de música. Já trabalhei com muita gente, produzindo muitos artistas e depois de tanta vivência, é chegada a hora de realizar um trabalho meu. Quando você produz um artista, embora você coloque sua assinatura naquele trabalho, a identidade que deve prevalecer é a do artista. É a essência dele que deve ressaltar naquele trabalho. E durante toda a minha carreira, eu me realizei nos trabalhos dos artistas que produzi. Mas idealizar e lançar um álbum meu neste momento, é algo novo e inteiramente desafiador, porque agora eu posso colocar minha identidade, me apropriar das composições e imprimir minha essência nesse trabalho. Produzir esse álbum agora é um respiro em meio a tanta complexidade.

O roteiro musical do disco atende um antigo desejo meu de reunir em um mesmo trabalho, jovens compositores que veem se destacando na cena musical e nomes que constituíram parte de minha biografia musical, que são referência e que forjaram a música instrumental em Minas. O repertório abraça alguns compositores queridos como, Juarez Moreira, Célio Balona, Celso Moreira, Bob Tostes, Marcelo Gaz, Enéias Xavier, Chico Amaral, Thiago Nunnes, Thiago Delegado, Frederico Heliodoro.”

O ÁLBUM AFINIDADES

Neste trabalho Christiano Caldas faz uma homenagem à música instrumental mineira e sustenta a narrativa musical sob a perspectiva de um repertório mais melódico, que dialoga com o jazz standard, a bossa nova e suas referências do clube da esquina.

A música de trabalho é a que abre o disco (Vida Nova Outra Vez), do jovem compositor mineiro, Frederico Heliodoro.

As faixas do álbum são:

 

1. Vida Nova Outra Vez

Compositor: Frederico Heliodoro

2. Contra o Vento

Compositor: Celso Moreira

3. Chet

Compositor: Thiago Nunnes

4. Alegria

Compositor: Frederico Heliodoro

5. O Mundo das Artes

Compositor: Celso Moreira

6. Mistura Fina

Compositor: Célio Balona

7. Camisa do Donato

Compositor: Thiago Delegado

8. Horizonte

Compositores: Bob Tostes e Marcelo Gaz

9. Carioca

Compositor: Juarez Moreira

10. Estação 104

Compositores: Enéias Xavier e Chico Amaral

AFINIDADES foi gravado em março de 2021, no estúdio Stereoutono, sob engenharia de áudio de Marcelinho Guerra e no Studio 71 sob a batuta de Christiano Caldas, que ainda foi responsável pela produção musical, arranjos, piano e acordeon, mixagem e masterização.

O lançamento desse álbum, além de marcar essa nova fase na carreira de Christiano Caldas  e iniciar a celebração dos seus 30 anos de música, foi um momento muito especial, em que ele teve a oportunidade de gravar com o  filho Thiago Caldas, que  tem 17 anos, é guitarrista e fez sua primeira gravação oficial, na faixa Estação 104.

Christiano ainda foi acompanhado por importantes músicos da cena mineira.

Léo Pires, bateria: Léo Pires é músico, compositor e produtor. Trabalhou com vários artistas de diferentes gêneros, entre eles Wilson Sideral, Victor e Leo, Pato Fu, Fagner, Pepeu Gomes, César Menotti e Fabiano, Sérgio Santos, Chico Lobo, Berimbrown, George Israel, Toni Garrido, Eduardo Costa.

Desde 2004, no estúdio Vó Maria Ophicina de Música, realiza projetos de criação, composição e gravação, com o intuito de incentivar e formar parcerias com diversos artistas.

Aloízio Horta, contrabaixo: Aloízio Horta tem se destacado como uma das revelações da nova música mineira e vem atraindo a atenção de importantes artistas, críticos e formadores de opinião com sua trajetória como instrumentista e compositor. Com uma mistura de ritmos envolvendo música mineira, jazz e MPB, o som de Aloízio é repleto de ecletismo e originalidade. Com melodias e ritmos que mesclam profundidade, poesia e suingue, o músico reveste de ludismo e harmonia um conjunto de temas que, bebendo em várias fontes de inspiração, se realizam de forma única e poderosa.

Atualmente integra as bandas do violonista Thiago Delegado e do cantor Flávio Venturini, além de seu trabalho autoral. Seu álbum de estréia recebeu a premiação mais relevante da música instrumental mineira, o Prêmio Marco Antônio Araújo de melhor trabalho autoral, instrumental e de produção independente realizado em 2016, concedido pelo BDMG Cultural.

André Godoy Campos, percussão: Integrante da Banda Cálix e Orquestra Mineira de Rock.

André é nascido e criado em uma família bastante musical, que tem como maior expressão a cantora lírica Maria Lúcia Godoy.  Iniciou profissionalmente sua carreira aos 14 anos, quando começou a tocar bateria e percussão em bares na cidade de Belo Horizonte. Em 1996 fundou a banda Cálix, considerada um dos mais importantes grupos de rock progressivo do Brasil.

Como instrumentista, há onze anos integra a banda que acompanha o cantor e compositor mineiro Flávio Venturini. Atualmente, além de ser baterista, percussionista e compositor do Cálix, bem como integrante da banda de Flávio Venturini, André toca com diversos artistas e bandas de Minas Gerais, tais como Aggeu Marques, Fio da navalha, Orquestra Mineira de Rock, entre outros.

Ouça: https://backl.ink/147083776

Distribuição: Naza Music

Produção Executiva Iris Prates.

Projeto realizado com os recursos da Lei Aldir Blanc no âmbito do estado de Minas Gerais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Relator da reforma administrativa apresenta roteiro de trabalho

Artigo Anterior

Juventude e Palmeiras duelam em Caxias do Sul pelo Brasileiro

Relacionados