Confissões de Maura Lopes Cançado são abordadas em palestra na Academia Mineira de Letras



AML – Foto Guto Cortes (2).

Professora e pesquisadora Imaculada Nascimento fala sobre a escritora em vídeo apresentado no youtube da aml dia 22/07

As experiências da escritora Maura Lopes Cançado em manicômios inspiraram sua obra e serão tema de palestra da Academia Mineira de Letras. professora e pesquisadora Imaculada Nascimento apresenta “Maura Lopes Cançado: confissões”, em vídeo disponível no YouTube da AML a partir do dia 22 de julho, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A palestra aborda a escrita memorialística no livro HOSPÍCIO É DEUS – Diário I, no qual Maura Lopes Cançado apresenta dados biográficos e o cotidiano vivido em sanatórios.

Imaculada Nascimento ressalta que, considerando que em suas várias internações voluntárias a autora se assume ambiguamente como psicopata, sua escrita teria exercido o papel de mediadora entre a lucidez e a loucura.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

 

Sobre a palestrante:

Imaculada Nascimento é doutora em Teoria da literatura e Literatura comparada (tese sobre as obras de Ana Cristina Cesar, Sóror Juana Inés de la Cruz e Henriqueta Lisboa), Mestre em Literatura Brasileira (dissertação sobre a obra de Machado de Assis), licenciatura em Português e espanhol); professora; membro dos  seguintes grupos de pesquisas: Mulheres em Letras (FALE-UFMG); Núcleo de estudos ATLAS – Análises transdisciplinares entre Literatura, Artes e Sociedade (CEFET-MG),  Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiras  1852-1932 (FALE-UFMG/CLEPUL – Universidade de Lisboa/Portugal) e do “Arquivo de Laís Correia de Araújo: um legado intelectual” (Acervo de Escritores Mineiros da UFMG).

 

 

SERVIÇO:

Palestras online “Maura Lopes Cançado: confissões” – com Imaculada Nascimento

Data: a partir de 22 de julho, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

COCO BAMBU ABRE 150 VAGAS DE TRABALHO PARA SUA NOVA UNIDADE NO SHOPPING DEL REY

Artigo Anterior

CCBB Educativo realiza atividade especial no Dia Nacional do Escritor

Relacionados