CCBB Educativo lança passeios sonoros pelos CCBBs de todo o Brasil



CRÉDITO DA FOTO: Vagner Costa

Reunindo audioguias, visitas mediadas e materiais educativos, hotsite criado pelo CCBB Educativo convida o público a passeios sonoros e audiovisuais pelas quatro praças do Centro Cultural Banco do Brasil

O mês de agosto é especial para o CCBB, momento em que é celebrado o aniversário do CCBB BH e também o Dia do Patrimônio. Como um presente para o público, o CCBB Educativo lança o hotsite CCBB Educativo – Patrimônio & Memória. Ele reúne uma série de pesquisas desenvolvidas pela equipe do programa sobre conteúdos relacionados à memória e ao patrimônio cultural dos Centros Culturais Banco do Brasil, destacando as suas relações com as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O acesso está disponível a partir de 17 de agosto em www.patrimonioememoria.ccbbeducativo.com/.

Ao acessar o hotsite, o público do Centro Cultural Banco do Brasil vai encontrar audioguias que podem ser escutados à distância ou nos próprios centros culturais, registros audiovisuais de visitas patrimoniais conduzidas pelos educadores do programa, assim como materiais educativos voltados para crianças, famílias e estudantes interessados em saber mais sobre os edifícios históricos e as quatro cidades que abrigam o CCBB.

“Desde o início, o tema do patrimônio sempre foi algo muito presente nas proposições realizadas no Programa CCBB Educativo. Somos inspirados por cada CCBB, por seus edifícios históricos e suas coleções, que nos trazem histórias e nos provocam reflexões importantes, a partir desses bens preservados de nossa cultura. Em pesquisas, visitas, conversas e apresentações, o patrimônio cultural é um assunto muito presente em nossas ações. Está presente no Múltiplo Ancestral, por exemplo, ação que aborda o patrimônio imaterial realizado pelas mestras e pelos mestres, por artistas inventivos e guardiães de nossa cultura imaterial. Em todos esses encontros, buscamos desmistificar, aproximar essa discussão a todos os públicos, procurando trazer reflexões que discutam do sentido dos monumentos à beleza dos modos de fazer.” diz Mateus Mesquita, coordenador de programação do CCBB Educativo.

Em atividade desde 2018, o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão a partir de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A partir de diálogos com a programação e o patrimônio do Centro Cultural Banco do Brasil, as ações se destinam a todos os públicos, incluindo a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, da cultura e demais interessados.

“O Programa CCBB Educativo atua em muitas frentes, dando conta de diferentes tipos de público e conteúdo, em diferentes formatos. Essa atuação múltipla repercute na estrutura do próprio site do Educativo, que precisa atuar como um grande portal, abrigando todas as frentes de atuação sob o mesmo ‘teto’. A idéia do Hotsite veio inicialmente para facilitar o acesso aos Audioguias dos CCBBs, e aí aproveitamos para reunir nele os diferentes resultados das investigações do Programa sobre o tema, que acabavam tendo seu acesso dificultado pela estrutura e complexidade do site institucional.” , conforme nos conta Gabriel Figueiredo, coordenador de design do Programa CCBB Educativo.

 

Serviço

CCBB Educativo

Novo site Educativo – Patrimônio & Memória

http://patrimonioememoria.ccbbeducativo.com/

 

 

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Em agosto, cine club virtual “Bande à Part”, da Aliança Francesa, apresenta “Contos das Quatro Estações”

Artigo Anterior

Literatura da língua portuguesa de três países é abordada no projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo

Relacionados