Em agosto, cine club virtual “Bande à Part”, da Aliança Francesa, apresenta “Contos das Quatro Estações”



CRÉDITO DA FOTO: Éric Rohmer. 

O bate papo virtual acontece no dia 26/08, os filmes são disponibilizados online

 

Aliança Francesa de Belo Horizonte faz uma homenagem especial ao cineasta Éric Rohmer. A próxima edição do Cine Club Virtual “Bande à Part” apresenta o Ciclo ‘’Contos das Quatro Estações’’, com filmes dirigidos pelo francês. O bate-papo virtual acontece no dia 26 de agosto, às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Entre os filmes participantes estão aqueles que integram a série intitulada “Contos das Quatro Estações”, dirigidos por Éric Rohmer, os longas-metragens: Conto da Primavera (1990), Conto de Inverno (1992), Conto de Verão (1996) e Conto de Outono (1998).

Os títulos podem ser assistidos online por streaming indicado ao participante após a inscrição via e-mail, que pode ser feita até o dia do encontro virtual, 26 de agosto. O encontro é online, via plataformas digitais (Zoom). A equipe organizadora enviará aos inscritos o link de acesso à sala para o bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar sua experiência com o filme e a temática em discussão. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista a pelo menos um dos títulos indicados.

A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes francófonos, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles.

Sobre os filmes

Conto da Primavera

França | 1990 | 108 min | Ficção | 12 anos

Direção: Éric Rohmer

Elenco: Anne Teyssèdre, Hugues Quester, Florence Darel, Eloïse Bennett, Sophie Robin.

Sinopse:

Jeanne pode ter as chaves de dois apartamentos diferentes, mas ela sente que não tem onde dormir. Enquanto isso, tudo que Natasha quer é alguém para dividir seu apartamento em Paris, onde seu pai, Igor, raramente fica. Elas se encontram uma noite em que as duas se sentem particularmente incomodadas e, em poucos dias, tornam-se inseparáveis. Natasha já não gosta mais da namorada de seu pai e ela não se importaria se o amor florescesse entre Jeanne e Igor.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ey5Jjl3LL_g

 

Conto de Inverno

França | 1992 | 114 min | Ficção | 12 anos

Direção: Éric Rohmer

Sinopse:

Durante as férias de verão, Felice e Charles mantiveram um romance passageiro, ainda que sério. Uma confusão com os endereços fez com que eles perdessem o contato. Cinco anos depois, Felice está morando em Paris.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=YAW7Vx1n8SM

 

Conto de Verão

França/EUA | 1996 | Ficção | 113 min | 12 Anos

Direção: Éric Rohmer

Elenco:  Melvil Poupaud, Amanda Langlet, Gwenaële Simon.

Sinopse:

Conto de Verão é um filme sobre a efemeridade dos sentimentos, sobre a relatividade dos afetos. Acuado pela necessidade de fazer uma escolha, Gaspar aprende que os dramas mais complicados podem ser tão fugazes quanto um dia de sol na praia – aliás, cenário ideal e recorrente para a reflexão de Rohmer sobre os jogos amorosos.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=CJFjejZLwOk

 

Conto de Outono

França | 1998 | 112 min. | Ficção | 12 anos

Direção: Éric Rohmer

Elenco: Marie Rivière, Béatrice Romand, Alain Libolt.

Sinopse:

A viúva Magali (Béatrice Romand), de 45 anos, é uma produtora de vinho no sul da França. Isabelle (Marie Rivière), sua melhor amiga, resolve encontrar um novo marido para Magali: põe anúncio num jornal local e até encontra Gérald (Alain Lisbolt), um homem decente.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vP2HYvCKJ8M

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Ciné-Club virtual Bande à Part

Ciclo ‘’Contos das Quatro Estações’’

Participação gratuita

Bate-papo online dia 26 de agosto, às 18h

Inscrições até 26 de agosto pelo e-mail [email protected].

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

10ª Festa Portuguesa será virtual com o melhor da gastronomia e cultura Luso-Brasileira, de 23 a 28 de agosto

Artigo Anterior

CCBB Educativo lança passeios sonoros pelos CCBBs de todo o Brasil

Relacionados