As vantagens de contar com cooperativas de crédito

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL (18.07.2019) - Diretoria da Unicred. Foto: Pedro Vilela / Agencia i7

Carolina Ramos – Divulgação. 

Crescimento das cooperativas em todo o país mostra que mais pessoas têm descoberto seus benefícios

O cooperativismo tem se destacado nos últimos anos por sua contribuição expressiva na expansão do mercado de crédito no Brasil. Sua participação vem aumentando de forma consistente, tanto que, até 2019, havia 11 milhões de associados em cooperativas de crédito no país. No início de 2021, este número já alcançava 15,5 milhões de pessoas.

Mas, ainda há muitas dúvidas sobre as diferenças entre as cooperativas e as instituições financeiras tradicionais. Para esclarecer essa questão, a diretora superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, explica como funciona este sistema. “O primeiro entendimento importante que é preciso considerar é de que os cooperados são os donos e usuários da cooperativa. Participam de sua gestão, ao mesmo tempo em que usufruem de seus produtos e serviços. E, principalmente, que este modelo não visa lucros de terceiros, ao contrário de um banco, por exemplo, que tem o lucro de seus acionistas como principal interesse e indicador de sucesso”, explica.

Entre as principais vantagens da cooperativa de crédito, está o fato de as sobras serem distribuídas entre os associados de maneira proporcional ao uso dos serviços. Como o foco está no resultado financeiro de todos, os juros servem apenas para cobrir os riscos e manter a cooperativa saudável e sustentável. Além disso, há outros benefícios: melhores taxas, com retorno para a própria cooperativa e seus cooperados; rendimentos competitivos nos investimentos; uma carteira diversificada com conta corrente, cartões, seguros, consórcios, financiamentos – adaptados às necessidades de cada pessoa.

Isso sem falar do senso de participação. “Em um banco, você é apenas um cliente. São os acionistas que tomam as decisões, inclusive aquelas que afetam a sua vida. Em uma cooperativa financeira, todos têm direito a um voto na hora de decidir o que é melhor para a organização. Independentemente de quanto você movimenta ou dos serviços que usa, poderá fazer com que sua voz seja ouvida e considerada nas assembleias”, explica a diretora.

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem se tornar cooperadas e as condições de adesão podem ser consultadas diretamente em uma unidade da Unicred.

Sobre a Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. A Unicred conta atualmente com quatro Centrais, 34 Cooperativas, 283 unidades de negócios e mais de 248 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional – Unicred do Brasil. Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte. A central possui 11 singulares, 103 pontos de atendimento, e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além do Distrito Federal.

Artigo anteriorPresidente faz discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas
Próximo artigo“TRANSVERSALIDADES”, DO CCBB EDUCATIVO, APRESENTA ATIVIDADE NA PROGRAMAÇÃO DA PRIMAVERA DOS MUSEUS
■ Jornalismo: Jornalista Editor e um dos fundadores do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ■ Filiado: FENAJ/Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) & FIJ ■ Diretor em Minas Gerais da Associação de Imprensa Nacional (AIN). _____________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Publicitário e Diretor [ Agência Grupo Conteúdo (GC) - Administradora de Jornais / Sites ] _____________________________________________________________________ ■ Advocacia: Advogado Gestor [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Membro da Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)" - Sindicato dos Advogados de MG. _____________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ _____________________________________________________________________ ■ Formação Acadêmica: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecomunicações & TV (F.Nossa Senhora Aparecida / EAD). _____________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]