“TRANSVERSALIDADES”, DO CCBB EDUCATIVO, APRESENTA ATIVIDADE NA PROGRAMAÇÃO DA PRIMAVERA DOS MUSEUS

Monica Hoff – Casa Mário. 

ENCONTRO VIRTUAL ACONTECE NO DIA 22/09 E DISCUTE CONHECIMENTO, APRENDIZADO E PEDAGOGIAS

“Conhecimentos molhados, tramas de aprendizagem, pedagogias em público: imaginar é uma práxis” é o tema da próxima edição do “Transversalidades”, projeto do CCBB Educativo que integra a programação nacional da Primavera dos Museus. Quem fala sobre o assunto é a artista, curadora e pesquisadora Mônica Hoff, no dia 22 de setembro, às 15h, pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

Neste encontro, Mônica Hoff abordará as ideias de conhecimentos molhados, tramas de aprendizagem e pedagogias em público a partir de investigações e projetos desenvolvidos nos últimos anos no entrecruzamento (ou na mediação) das práticas artísticas, curatoriais e educativas nos quais trata de pensar outras formas de organização como modo de construir outras formas de aprendizagem e de mundo.

Mônica Hoff é artista, curadora e pesquisadora. Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019), com pesquisa sobre artists-run art schools e como metodologias artísticas se convertem em pedagogias instituintes e estas em escolas; e Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), com pesquisa sobre o fenômeno educational turn e o contexto de arte brasileiro. De 2006 a 2014, coordenou o Programa Educativo da Bienal do Mercosul, atuando também como curadora adjunta na nona edição do evento, em 2013.

Acessibilidade no CCBB Educativo

Acessibilidade e inclusão são princípios que pautam todas as ações do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, contribuindo para um ambiente propício à pesquisa, criação e fomento de ações voltadas à garantia de ampla democratização e acesso à cultura.

O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, abordando temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

O curso é ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, e sempre conta com intérprete de Libras.

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Transversalidades

Conhecimentos molhados, tramas de aprendizagem, pedagogias em público: imaginar é uma práxis (primavera de museus)

Com Monica Hoff

Quarta-feira, 22 de setembro, às 15h

Transmissão: Plataforma Zoom

Inscrições: ccbbeducativo.com/cursos

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

Acessível em Libras

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

bb.com.br/cultura

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Sobre Circuito Liberdade

O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Artigo anteriorAs vantagens de contar com cooperativas de crédito
Próximo artigoBrechós promovem moda sustentável
■ Jornalismo: Jornalista há mais de 15 anos, Editor e um dos fundadores do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ■ Filiado: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ | SJPMG) - Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) & na Ordem dos Jornalistas do Brasil (OJB) ■ Diretor em Minas Gerais da Associação de Imprensa Nacional (AIN) e apoio no setor Jurídico. _____________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Publicitário e Diretor [ Agência Grupo Conteúdo (GC) - Administradora de Jornais / Sites ] _____________________________________________________________________ ■ Advocacia: Advogado Gestor [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". _____________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ _____________________________________________________________________ ■ Formação Acadêmica (Graduações): Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (USIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Eng. de Telecom. (Faculdade Nossa Senhora Aparecida) e Bacharelado em Ciências Musicais (Música) pela FACOR/MG. _____________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]