Empreendedorismo feminino em alta



Mães têm oportunidade de recomeçar em meio a pandemia 

 

No próximo dia 19 é celebrado o empreendedorismo feminino , tema que sempre foi rodeado de desafios. Infelizmente, há o machismo ainda presente no mercado de trabalho, a falta de apoio familiar ou dos órgãos públicos, dentre outras situações que ainda contribuem para essa realidade. Em meio a pandemia de coronavírus tais problemas foram evidenciados. De acordo com o Sebrae, estima-se que 52% dos negócios liderados por mulheres precisaram fechar temporariamente ou definitivamente por causa da crise.

Em contrapartida, algumas delas conseguiram se restabelecer, criar estratégias e agir melhor diante dos desafios criados ou destacados pelo “novo normal”. Márcia Machado, empresária, mãe e administradora do grupo Amor de Mãe BH, conta que essa é uma realidade pela qual a maioria das empreendedoras já estão familiarizadas. Sendo assim, elas conseguem contornar a situação de forma mais eficaz. “A maioria das mulheres, principalmente após a maternidade, empreendem devido a necessidade. O mercado de trabalho ainda é muito complicado, preconceituoso e oferece poucas oportunidades para quem é mãe. Diante disso, elas se veem obrigadas a recorrer a uma alternativa. E devido a isso, elas conseguem se adaptar rapidamente a novas necessidades”, comenta.

Assim, em frente a períodos de crise, as mulheres também podem se recuperar mais rápido ou pensar em opções para o desemprego. “Geralmente, elas optam pelo empreendedorismo, pela oportunidade de fazer o que sabem e de forma rápida. Além disso, sendo donas do próprio negócio, é possível conciliar com a rotina familiar e ficar mais perto dos filhos”, afirma Márcia.

 

A união faz a força

Apesar do empoderamento feminino crescente e da habilidade delas em se readaptar, o empreendedorismo feminino ainda passa por desafios, principalmente no cenário atual em que toda a população é afetada pela pandemia mundial de coronavírus.

A boa notícia é que, desde 2019, dezenas de mães começaram a contar com um espaço que se tornou um sucesso. Em contramão a crise, o Espaço Colaborativo Amor de Mãe cresceu e abriu mais duas unidades em BH. Enquanto isso, Márcia Machado, co-fundadora do local, conta que mais duas unidades serão inauguradas até o fim do ano.

Essa novidade alegra milhares de mães participantes – ou não – do grupo Amor de Mãe, pois o local se tornou uma oportunidade para elas. “Atualmente, já são mais de 70 mães que conseguiram montar o próprio negócio e tem acesso a sonhada independência financeira. Até o fim do ano esse número vai crescer ainda mais”, destaca.

 

Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe da Nanda e do Lipe e boadrasta do Victor e do Marco.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Energia solar valoriza imóvel

Artigo Anterior

Love Wine retorna ao público celebrando os bons vinhos e reencontros ao ar livre, dia 27 de Novembro

Relacionados