Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Verbo Gentileza e Instituto Unimed-BH apresentam: Oficina Virtual “Vivência Barbatuques” no dia 30/11



Atividade é gratuita e aberta ao público

Festival Verbo Gentileza tem ampliado suas ações ao longo do ano, como forma de continuar sua Revolução Gentil, oferecendo atividades que contribuem para uma sociedade e futuro melhores, além de formação e acesso à cultura. Sua próxima atração é a oficina virtual gratuita “Vivência Barbatuques”, com os músicos do Grupo Barbatuques Mairah Rocha e Maurício Maas, que acontece no dia 30 de novembro, das 10h às 11h.

Qualquer pessoa pode participar, mas a oficina foi criada principalmente para professores e alunos das redes públicas e profissionais da saúde. A transmissão é gratuita pelo canal do projeto no YouTube.

Na oficina, o grupo Barbatuques oferece uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. De forma prática, tal vivência proporciona aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo, como palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais, entre outros; e a utilização deles na produção de ritmos e melodias.

A criança explora ludicamente os sons do corpo e dos objetos ao seu redor, o adulto também utiliza sons corporais em seu cotidiano para se comunicar ou fazer música. As atividades com o Barbatuques resgatam esta percepção e o momento infantil de brincar sonoramente com o corpo, revivendo sons familiares e gerando novos sons.

Mairah Rocha iniciou seus estudos musicais ainda criança e ao longo dos anos estudou piano, violão, gaita, canto e percussão até formar-se em Canto Popular pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.

Maurício Maas (Macalé) pesquisa, desde 1997, sobre as possibilidades de integração entre as linguagens cênica e musical e desde 1994 atua em espetáculos teatrais, seja como ator, na direção musical, sonoplastia e trilhas sonoras.

 

Sobre o Festival Verbo Gentileza

O Festival Verbo Gentileza está em sua 6ª edição com o propósito, cada vez mais claro, de juntar pessoas e ideias que contribuem para a transformação da sociedade. Sua missão é incorporar reflexões e ações que transformem o dia a dia das pessoas, gerando impacto positivo: social, cultural e ambiental. Conectar marcas a causas das cidades.

O Festival se norteia, ainda, pelos temas propostos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com iniciativa do Verbo Gentileza, patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio do Instituto Marum Patrus – IMAP, Patrus Transportes, Stella Artois, Hardy Design e Do Brasil Live.

SERVIÇO:

Festival Verbo Gentileza

Oficina virtual “Vivência Barbatuques”

30 de novembro, das 10h às 11h

Participação dos músicos Mairah Rocha e Maurício Maas

Duração: até 60 minutos

Acesso: youtube.com/c/verbogentileza

Participação gratuita

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Como recuperar olfato e paladar após ter Covid-19

Artigo Anterior

Dia da Criatividade é celebrado pelo CCBB Educativo com Oficina Especial

Relacionados