PRESENTE “FORA DA CAIXA” – SABOR, INTERATIVIDADE E BOAS DOSES DE DESCOBERTAS



Opção original para as festas de fim de ano, barril especial da
Lamas Destilaria vai além do óbvio
 

Fugir do óbvio na hora de presentear pode parecer uma missão impossível para algumas pessoas, especialmente com a chegada das tradicionais festas de fim de ano e suas não menos importantes trocas de presentes que reúnemamigos, familiares e companheiros de trabalho. Eis que a Lamas Destilaria oferece um empurrãozinho aos que desejam surpreender com originalidade e doses de muito sabor, sobretudo se o agraciado for um entusiasta da destilaria.

Lançado no mercado há cerca de nove meses, o projeto “Um barril pra chamar de seu” oferece experiência completa de interação entre consumidor e produto final que, no caso específico desta ação da Lamas, não poderia deixar de ser um bom e “velho” whisky. “Desenvolvemos esse projeto para oferecer aos nossos clientes a oportunidade de controlar o envelhecimento de um whisky Lamas conforme o seu gosto e curiosidade, desfrutando de todos os momentos que envolvem a mágica transformação da bebida, à medida que ela interage e reage com a madeira”, explica Luciana Lamas, sócia e responsável pelo marketing do negócio.

Ao contrário do que tradicionalmenteencontra-seno mercado, os barris do projeto não foram produzidos com o único propósito de armazenar a bebida,eles compunham parte da adega da Lamas e foram reformados para tamanhos menores, que variam entre 3, 5, 10 e 20 litros, e requeimados, recebendo novas tostas e torras que praticamente renovam suas características, fazendo com que seu comportamento seja praticamente igual ao do primeiro uso. Aos mais ansiosos, que imaginam uma maturação de anos como apresentado nos rótulos dos whiskies importados mais famosos, Luciana explica que essa maturação caseira deverá durar, incialmente, seis meses em média.“Essa aceleração acontece por uma soma de fatores, a começar pela temperatura média no Brasil, muito mais elevada do que na Escócia, por exemplo. Isso faz com que a movimentação das moléculas torne-se mais ativa, fazendo com que as reações entre álcool e madeira sejam favorecidas. Além disso, o tamanho menor do barril faz com que sua superfície específica, aquela que está em contato direto com a bebida, seja muito maior do que num barril de 200 litros, potencializando e, consequentemente, reduzindo o tempo dessa maturação”, detalha a empresária, que complementa: “não há certo ou errado aqui. Tudo irá depender do que for bom para o paladar do consumidor, podendo ser com mais ou até menos tempo do que o indicado”.

Como parte do kit, a destilaria disponibiliza aos clientes duas opções dos seus maltes,sendo eles o Plenus, um single maltde entrada, e o Nimbus, um single malt defumado. De acordo com Luciana, eles são retirados dos barris de 200 litros com aproximadamente três anos de maturação. “De acordo com a legislação brasileira, eles já são considerados whiskiese podem ser degustados. Porém, terão menos complexidade em comparação às próprias versões mais maturadas, entre seis e sete anos,que disponibilizamos no mercado atualmente. Com essas versões mais jovens os consumidores poderão dar um toque final e criar sua melhor versão ao longo do processo, percebendo que, a cada experiência, um novo bouquet sensorial será entregue à bebida, pois as interações com a madeira serão diferentes a cada enchimento.”, diz.

Acompanhado de um manual, uma espécie de diário que norteia os consumidores no passo a passo da maturação, o kit ainda conta com cinco garrafinhas de vidro de 50ml, onde os “mestres” caseiros do whisky poderão retirar pequenas amostras, de preferênciamensalmente, e armazená-las em uma caixa especial de recordação. “Esse ritual mostra a evolução do malte dentro do barril, principalmente quando analisadas suas cores, que mudam com o passar do tempo graças àsinúmeras reações físico-químicas que acontecem entre o álcool e a madeira com o passar do tempo”, revela Luciana. O cliente recebe ainda uma taça ISO de cristal, própria para degustação, e minuciosas orientações para as provas sensoriais, com espaço para as anotações de todos os aspectos encontrados no whisky em seus diferentes estágios de maturação.

Definitivamente, a proposta da Lamas Destilaria vai muito além da comercialização de um produto. O barril interativo oferece uma relação singular que coloca o consumidor no controle dos sabores, desperta sua sensibilidade transformando completamente sua experiência com a bebida. E para que essa relação perdure, Luciana avisa: “quando a bebida atingir o sensorial desejado,basta engarrafar todo o conteúdo e adquirir um refil para enchê-lo novamente, reiniciando assim todo o processo. Porém, desta vez o barril se comportará como em um segundo uso, já que a madeira vai se exaurindo e, proporcionalmente, o tempo de maturação tende a aumentar a cada novo enchimento. De acordo com a nossa experiência, acreditamos que estes barris menores possam ser usados por algo entre seis a oito vezes, podendo variar de acordo com o manuseio, local de armazenamento e o tempo de cada enchimento.”, encerra.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

SHOPPING DEL REY INCENTIVA A DOAÇÃO DE BRINQUEDOS NESTE NATAL

Artigo Anterior

Metade das cidades brasileiras não mapeia áreas de risco de inundação

Relacionados