SHOPPING CIDADE E TRANSVEST REALIZAM PROGRAMA DE INCLUSÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS TRANS



O ‘TRANSFORMANDO’ SERÁ REALIZADO NOS DIAS 27 E 29 DE ABRIL COM PALESTRAS VOLTADAS À CAPACITAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Evento busca proporcionar novas perspectivas para todas as pessoas com identidades trans: transgêneros, transexuais e travestis

Conectar pessoas trans ao mercado de trabalho é uma das formas de integrar essa população na sociedade e proporcionar oportunidades de uma vida digna e justa. Segundo levantamento da Associação Nacional de Trans e Travestis (Antra), mais de 90% da comunidade recorre à prostituição em algum momento para sobreviver e apenas 4% têm emprego formal no Brasil.

Para trazer luz ao tema e fortalecer o processo de inclusão, em 27 e 29 de abril, o Shopping Cidade e a ONG TransVest, com apoio do Senac, Cineart e da ONG Fa.vela, promovem o programa TRANSformando, voltado à capacitação e inclusão de pessoas trans. As inscrições são gratuitas e ocorrem por meio de um formulário online.

Serão dois dias de palestras pensadas para auxiliar na preparação da comunidade para vagas de emprego. De acordo com a coordenadora do TransVest, Patrícia de Souza Oliveira, o encontro busca promover caminhos para a sustentabilidade social e econômica desse público por meio do estímulo às reflexões sobre autonomia e emancipação. “A partir do empoderamento, da possibilidade de fazer escolhas e da redução do preconceito e estigma social, somos capazes de ampliar as perspectivas das pessoas trans para encarar o mundo”, destaca.

Para o Shopping Cidade, anfitrião e idealizador do projeto, o programa TRANSformando vai muito além da capacitação desses profissionais. “Acreditamos que iniciativas como essa humanizem ainda mais o que dispomos de mais valioso pelos corredores de nosso empreendimento: as pessoas, afinal, é com elas que um shopping se mantém vivo. Nossa engrenagem só funciona porque, além da estrutura e dos lojistas, temos a mão-de-obra necessária para receber bem, acolher, servir, contribuir e, mais importante, fazer tudo isso de maneira democrática e plural, sem distinções”, reforça a gerente de marketing Marcela Castro. Para a gestora, são incontáveis os benefícios deste processo de inclusão para as lojas também no que diz respeito aos negócios. “Além da representatividade, em que as pessoas se reconheçam entre si e se sintam à vontade para se expressar, um ambiente diverso permite uma maior valorização das pessoas e criação de soluções com maior foco nos clientes: mais empáticas, criativas e inovativas para públicos distintos”, endossa.

Nos dois dias, a programação terá início às 9h com um lanche. Na quarta-feira (27), às 9h30, a artista e defensora transexual dos direitos LGBTQIA+, Walkiria La Roche, fala sobre empregabilidade e motivação. Logo após, das 10h30 às 11h30, a pedagoga e professora de MBA em Gestão de Pessoas da Faculdade Senac e da Faculdade de Sabará, Carla Kirilos, aborda o atendimento ao cliente.

Nesse sentido, o Senac – instituição que possui mais de 1.500 alunos de inclusão, vai atuar na orientação para o atendimento aos mais diversos públicos do shopping, atravessando questões de raça, gênero, deficiências e idades. A coordenadora de educação inclusiva do Senac, Juliana Gaudencio, reforça a importância da consciência e responsabilidade das empresas, que devem contar com pessoas capacitadas e engajadas na pauta para promoverem mudanças significativas na realidade da população trans.

Às 9h30, na sexta-feira (29), acontece uma palestra sobre empoderamento e vivência profissional, também conduzida por Walkiria La Roche. Para encerrar o encontro, às 10h30, a diretora-presidente do Fa.vela, Tatiana Silva, e a assistente de projetos da ONG, Lavínni Morais, discutem sobre o empreendedorismo de base favelada. A coordenadora do TransVest ressalta que os ambientes corporativos também têm muito a ganhar com a inclusão e a diversidade. O respeito pelas diferentes identidades de gênero e orientações sexuais pode tornar as organizações mais plurais e acolhedoras, tanto interna quanto externamente.

Depois dos dois dias de projeto, o próximo passo do programa TRANSformando será a captação de lojistas do shopping que tenham disponibilidade de vagas, direcionando os profissionais aos processos seletivo de acordo com seus perfis e interesse.

 

SERVIÇO

Programa TRANSformando
27 e 29 de abril

Horário: 9h às 11h30
Endereço: Rua dos Tupis, 337 – Centro

Local: Sala 03 – Cinema – Piso GG

Acesso: gratuito, através do link  https://forms.gle/9XvyjQkTbvY4LYG47
Realização: TransVest e Shopping Cidade – com apoio de SENAC, Cineart e Fa.vela

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

XP inova ao lançar ferramenta para negociação de fundos alternativos no mercado secundário

Artigo Anterior

Confiança da construção atinge maior nível desde janeiro de 2014

Relacionados