FESTIVAL “MÚSICA DE RUA, MÚSICA DE ALMA” LEVA JAZZ E CULTURA PARA O BAIRRO DA LAGOINHA, EM BH



Evento gratuito, patrocinado pela TIM, acontece nos dias 11 e 12 de junho e reúne música, gastronomia e oficinas culturais; Além dos shows principais, o festival terá apresentações de rua gratuitas em frente à loja da TIM, na Praça da Savassi; Durante os shows serão recolhidas doações de itens de higiene pessoal, destinadas a pessoas em situação de rua

 

Quem estava com saudades de viver experiências transformadoras nas ruas da capital mineira já pode comemorar. O Festival de Jazz Música de Rua, Música de Alma marca a retomada das programações gratuitas pela cidade levando o gênero musical para o Mirante da Lagoinha nos dias 11 e 12 de junho. Ao todo, 15 atrações da cena local e internacional irão se apresentar no palco e no chão do evento, de forma bastante descontraída, durante mais de 10 horas. A retirada de ingressos acontece a partir do dia 1º pelo site da Sympla.

 

“Mais do que celebrar o Jazz, o ‘Música de Rua, Música de Alma’ tem a missão de reverenciar esses talentos que perseveraram e se reinventaram durante a pandemia. Será um grande e esperado encontro entre o público, os artistas, a rua e a música, que nos últimos anos nos embalou, dentro de casa, e nos trouxe a esperança de dias melhores”, afirma Bell Magalhães, d’A Macaco, idealizadora do Festival.

 

line-up do evento é marcado pela pluralidade característica do ritmo, transitando entre versões mais melódicas até as mais dançantes. Rodrigo Borges, Ian Guedes (sobrinho de Lô Borges e filho de Beto Guedes, respectivamente), Chico Amaral, Tamara Franklin, Tânia Azze, Mauro Rodrigues, Gil Amâncio e a holandesa Jasmin Godoy são alguns dos destaques da programação. “O festival se inspira no tradicional ‘New Orleans Jazz & Heritage Festival’, que abraça culturalmente as ligações do jazz com a cultura e a musicalidade local, abrindo espaço para cortejos, brass bands e fanfarras”, revela Marco Panerai, que junto a Bodô Alcântara e Santonne Lobato, assina a curadoria artística do evento.

 

Arte & Gastronomia

Apesar de levar a música no nome, o festival promete uma experiência completa para o público, a começar pelo seu cenário. O tradicional bairro da Lagoinha é marcado por sua efervescência cultural e vai trazer mais cor para o evento, que tem vista privilegiada para as obras do Cura (Circuito Urbano de Arte) e de nomes de destaque da arte urbana belo-horizontina, como Raquel Bolinho e Magrela.

 

O “Música de Rua, Música de Alma” também é um prato cheio para os amantes da gastronomia de boteco e apresentará comidas típicas e o trabalho de restaurantes do bairro, sob a curadoria do chef Kiki Ferrari.

 

Função social

O festival também cumpre seu papel social para além do entretenimento. Entendendo uma demanda da comunidade do entorno, o “Música de Rua, Música de Alma” oferecerá uma oficina de capacitação em linguagem digital para moradores da Lagoinha acima dos 60 anos. A iniciativa pretende promover a inclusão digital dessas pessoas pensando não apenas na socialização, mas em seu desenvolvimento profissional. “A Lagoinha é uma regional que possui a maioria de seus moradores na faixa dos 60 anos ou mais e há grande interesse desse público pelo universo digital, inclusive, no que se refere ao desenvolvimento de negócios em plataformas virtuais. Por isso, vamos oferecer uma oficina gratuita a eles e incluí-los em nossa equipe de produção, para que construam sua primeira experiência já no evento”, explica Paula Michie, produtora executiva do evento.

 

Já os apaixonados por música poderão participar de ações educativas gratuitas durante o período do projeto. As oficinas contam com a curadoria do músico, historiador e doutor em educação Bodô Alcântara – uma referência da cena cultural na região -, e abordarão temas como: “Ritmologia em curso”, “Relações dos músicos com o trabalho” e “Bombardino em extinção”. As datas e inscrições para as atividades serão divulgadas na página oficial do evento no instagram (@festivaljazz_lagoinha).

 

Outra frente solidária do projeto é a arrecadação de itens de higiene pessoal durante os shows. Os donativos serão destinados a instituições da região que desenvolvem trabalhos de apoio e acolhimento às pessoas em situação de rua.

 

Aquecimento na Savassi

Além dos shows principais, o “Música de Rua, Música de Alma” contará com uma programação de pocket shows de jazz gratuitos que acontecerão em frente à loja da TIM – patrocinadora do evento – na Praça da Savassi, região Centro-Sul da capital mineira. Com atmosfera mais aconchegante, fazendo com que o público possa interagir com os artistas de maneira próxima, as apresentações serão gratuitas e estão previstas para os dias 26/5 (quinta-feira), 2/6 (quinta-feira), 7/6 (terça-feira) e 9/6 (quinta-feira).

 

“A ideia é promover o reencontro dos mineiros com a música na rua, algo que é tão tradicional na cidade e que também conversa muito com a nossa estratégia de marca, que tem a música como pilar de conexão com as pessoas e a diversidade como um dos nossos valores. O ‘Música de Rua, Música de Alma’ é um presente para os belo-horizontinos e turistas ao democratizar o acesso à arte. Queremos que as pessoas ocupem o espaço público e tenham entretenimento de alto nível, sem dever nada a festivais pagos, com estrutura e organização”, explica Daniel Oliveira da TIM.

 

Festival de Jazz Música de Rua, Música de Alma é realizado pela A Macaco e viabilizado pelo Governo de Minas e pela TIM, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto também é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Belotur. Mais informações no perfil do evento no Instagram: @festivaljazz_lagoinha.

 

Serviço:

 

Festival Música de Rua, Música de Alma

11 e 12 de junho no Mirante da Lagoinha (rua Diamantina, 960)

Entrada gratuita

Ingressos (disponíveis a partir do dia 1º de junho): https://www.sympla.com.br/

 

Programação:

Dia 11 (sábado), a partir das 14h horas

 

Palco:

Warley Henrique Duo

Pepe já tirei a vela convida Tamara Franklin

Jasmin Godoy (Amsterdam)

Mauro Rodrigues e Gil Amâncio

DJ Bill (intervalos)

DJ Nest

 

Chão:

Bloco Oficina Tambolelê

Sambrass

Bee Hopers Lindy Dancing

 

Dia 12 (domingo), a partir das 14 horas

 

Palco:

Tânia Azze (tributo à Amy Winehouse)

Magia Negra Bloco Afro

Rodrigo Borges e Ian Guedes convidam Chico Amaral (Tributo aos 50 anos do Clube da Esquina)

Acauã & Os Cria

DJ Black Josie (intervalos)

 

Chão:

Bloco do Alfredin (Pixinguinha)

Estagiários Brass Band

Magia Negra

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
Setembro Amarelo

Qual é a origem da campanha Setembro Amarelo?

Artigo Anterior

Busca por produtos de higiene aumenta mais de 13% durante pandemia, diz estudo

Relacionados