Alexandre Ywata é o novo secretário especial de Produtividade



O novo secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia será Alexandre Ywata. A nomeação pelo ministro Paulo Guedes foi publicada hoje (6) no Diário Oficial da União.

Ywata substituirá Daniella Marques Consentino, que assumiu a presidência da Caixa Econômica Federal. Ex-subsecretário de Direito Econômico na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, ele era secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura, cargo que integra a estrutura da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, desde fevereiro deste ano.

Mestre em estatística pela Universidade de Brasília (UnB) e PhD em estatística pela Northwestern University, nos Estados Unidos, Ywata é servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde foi presidente substituto e diretor de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais. Ele também tem passagem pela Caixa Econômica Federal, onde foi presidente da Caixa Participações e ocupou as vice-presidências de Riscos e Controles Internos e de Fundos de Investimentos.

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade é responsável por programas de qualificação profissional e pela elaboração de políticas que melhorem a produtividade da economia. Nos próximos meses, o órgão pretende lançar um painel de acompanhamento de investimentos privados, gerados por concessões e privatizações.

Além de publicar estudos com os efeitos das políticas e das reformas promovidas pelo governo, a Secretaria de Política Econômica elabora as previsões oficiais do Ministério da Economia para variáveis econômicas como Produto Interno Bruto (PIB) e inflação. Essas estimativas são usadas na elaboração do Orçamento e são revisadas a cada dois meses, uma semana antes de o governo anunciar o contingenciamento (bloqueio) ou a liberação de verbas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Fome atingiu 828 milhões de pessoas em 2021, mostra relatório da ONU

Artigo Anterior

Escola Nacional do Jardim Botânico abre vagas para jovens no Rio

Relacionados