ARTISTA PLÁSTICO PEDRO MAZZINGHI TRAZ EXPOSIÇÃO PARA GALERIA PÁTIO ARTS & DESIGN

Crédito: Matheus Calixto,


O pintor mineiro em ascensão apresenta a série “Mula” no Pátio Savassi.

 

Durante a pandemia foi necessário encararmos a nós mesmos. Nesse momento, mais do que nunca percebemos a importância da arte em nossas vidas e para muitos, ela foi um refúgio. “Toda obra de arte é filha de seu tempo e, muitas vezes, mãe dos nossos sentimentos” escreveu o pintor Wassily Kandinsky em “Do espiritual na arte, 1912”. Essa frase é um bom começo para a história de Pedro Mazzinghi, que se descobriu artista plástico na metade de 2020.

Foi trancado dentro do apartamento que a inquietude surgiu e foi admirando um quadro do mineiro Pedro Moraleida que a resposta apareceu. Mazzinghi começou a brincar com a arte em uma busca de se expressar e, à medida em que foi enchendo os espaços de sua casa, passou a dar suas obras ou vendê-las por um valor simbólico. Entretanto, os traços do pintor atraíram olhares e despertaram emoções: sua primeira exposição, ainda naquele ano, foi a convite do curador Paulo Apgáua, na Escola Casa Aristides, de Nova Lima. Depois disso, chegou a expor em São Paulo, no Ateliê 358 e, mesmo com carreira tão instantânea, alcançou o exterior, com convites da Van der Plas Gallery, de Nova York, e M.A.D.S. Art Gallery, em Milão.

Assim, Pedro, que já havia se entregado intensamente à arte, pintando todos os dias e produzindo obras em grande proporção, se entendeu como artista, conquistando rapidamente o seu lugar no mercado e com um ateliê próprio, localizado no 3º andar do Mercado Novo, em Belo Horizonte. Em mais um encontro com a curadoria de Apgáua, Pedro realiza agora a exposição “Mula”, na Galeria Pátio Arts & Design, no Pátio Savassi.

Para sua primeira mostra individual, o artista faz referências ao folclore brasileiro e busca se aproximar do espectador em uma linguagem que cruza com a casualidade da cultura popular, realizando críticas à inquietação da vida em um grande centro urbano. A exposição “Mula” é um convite para sentir os espaços do agora, revisar onde e para onde seguir, em meio a uma realidade confusa. Pedro convida ao despertar, “antes que viremos apenas um folclore das próximas gerações”, brinca. E completa: “Hoje pinto a experiência de quem eu sou, a partir daquilo que me faz andar para frente. Arte é meu útero”.

“Mula”, exposição individual de Pedro Mazzinghi, fica em cartaz na Galeria Pátio Arts & Design, no Piso L2 do Pátio Savassi, até 9 de outubro. A visitação acontece diariamente, das 10h às 22h, de forma gratuita e sem agendamento.

Galeria Pátio Arts & Design

Conhecido por sempre valorizar, divulgar e abrigar iniciativas culturais de maneira democrática por meio do selo Pátio Arts & Design, o Pátio Savassi, desde março, conta com uma galeria de arte, localizada no piso L2, próximo ao cinema. O espaço tem por objetivo promover artistas locais, dando voz a nomes que muitas vezes não têm oportunidades no mercado, além de tornar o acesso à arte mais acessível e democrático para todos os seus visitantes.

 

SERVIÇO:

“EXPOSIÇÃO MULA” PEDRO MAZZINGHI – GALERIA ARTS & DESIGN PÁTIO SAVASSI

Local: Pátio Savassi, piso L2

Período: até 9/10

Entrada gratuita

Diariamente, das 10h às 22h

Instagram @meupatiosavassi @pedromazzingui

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
Dr. Maurício Maniglia

Dr. Maurício Maniglia afirma que rinoplastia vai além da estética

Artigo Anterior

Oficina de Mobiliário em Bambu GRATUITA começa neste domingo, dia 18, em Ribeirão do Eixo, distrito de Itabirito

Relacionados