Evoé lança podcast “Compartilhada” com temas que envolvem a cena cultural brasileira e a relação entre dinheiro e cultura



Bruna Kassab – Divulgação.

Projeto é um desdobramento da revista “Compartilhada”

 

Debater a cultura e a produção cultural no Brasil é um dos objetivos da plataforma “Compartilhada”, com conteúdo que envolve a comunidade criativa de Belo Horizonte sob um olhar crítico. Para fomentar ainda mais os diálogos, o projeto lança o podcast “Compartilhada”, no qual semanalmente o público confere episódios nas principais plataformas de streaming. O tema central é a relação entre cultura e dinheiro.

“Em nossa plataforma digital já compartilhamos vivências, histórias e artistas como meio de informar, inspirar e provocar. O podcast é um caminho natural para ampliar esse diálogo, envolvendo outros pares da cena cultural e promovendo discussões essenciais sobre o fazer cultural no Brasil, seus desafios, transformações rumos e o que precisa mudar”, destaca a diretora criativa e criadora de conteúdo da Compartilhada, Bruna Kassab.

A economia criativa e a relação entre o dinheiro e a cultura são os pontos de partida de todos os episódios. Durante o último ano a equipe da Compartilhada conversou com os mais variados produtores de diversos segmentos da cultura, para ter a ótica de quem atua nos bastidores. Cada programa conta com a participação de integrantes ativos na cena cultural e temas que são de interesse geral da população.

Para o lançamento do Compartilhada foi criado um “Prólogo” do podcast que traz à tona alguns descasos com a cultura brasileira nos últimos anos. Dentre os assuntos debatidos estão o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro, que aconteceu em setembro de 2018, a falta de investimento para manutenção, o posicionamento frente à tragédia, o contraponto com o que foi visto no incêndio na Catedral de Notre-Dame e como a história se repete no Brasil, com perdas irreparáveis como a do Acervo de Glauber Rocha, no último ano.

O podcast “Compartilhada” é realizado pelaevoe.cc com produção dos Estúdios IMA. A apresentação do prólogo é de Bruna Kassab, com roteiro de João Vitor Rocha e trilha sonora e desenho de som de Max Teixeira Lemann. A captação direta do áudio é de Gabriel Canedo – que também orientou a pós-produção. Com edição de Léo Castro, o podcast foi co-concebido e produzido em parceria com Ruth Flores e Frederico Pequeno.

O projeto é viabilizado com fundos da Lei Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Sobre a Revista Compartilhada

A Revista Compartilhada é uma iniciativa da Evoé, uma plataforma de desenvolvimento coletivo com sede na capital mineira. A revista propõe documentar e promover a economia criativa e, para isso, convida artistas e criadores, residentes em Belo Horizonte, a propor e desenvolver seus próprios conteúdos de forma remunerada. A revista digital pode ser acessada no site www.compartilhada.cc.

Na plataforma, o leitor encontrará conteúdos multimídia dentre conversas com artistas, histórias inspiradoras de iniciativas que acontecem na cidade e guias que ensinam e aprofundam no universo da criação. Além disso, haverá uma galeria online para artistas das mais diversas áreas exporem suas produções inéditas. O objetivo do projeto é ser um canal para se buscar referências, inspirações, provocações de (re)conhecimentos e debates, estímulos à produção criativa e pretende pautar Belo Horizonte no mundo.

 

Sobre a Evoé

A Evoé nasce com o propósito de promover o desenvolvimento, sustentabilidade e constante valorização de projetos da economia criativa. Com o objetivo de acelerar e simplificar a relação entre criatividade e dinheiro, a Evoé cria soluções possíveis para artistas e carreiras em todo setor cultural.

 

SERVIÇO:

Podcast Compartilhada

Novo episódio a cada semana

Acesso: nas principais plataformas de streaming

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Escola Livre de Artes Arena da Cultura lança livro com programação especial no Teatro Francisco Nunes

Artigo Anterior

Roberto Carlos emociona os fãs com apresentação recheada de clássicos no Expominas

Relacionados