“LIGAÇÃO PERDIDA: EXPERIÊNCIA AUDIODRAMÁTICA” ESTREIA DIA 28, NO YOUTUBE, E PROPÕE QUE O ESPECTADOR CONTROLE OS RUMOS DA PERSONAGEM

Foto: Vinicius Alves-Cíntia Badaró.


Peça inspirada em conto de Gabriel García Márquez e em relatos de quem enfrentou o Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, tem rumos definidos pelo espectador 

É o espectador que definirá os rumos da história. Ao final de cada etapa da narrativa, como em um livro, o ouvinte decide se a personagem principal segue pelo lado A ou B. Essa é a proposta do espetáculo “Ligação Perdida: Experiência Audiodramática”, livremente inspirado no conto “Só Vim Telefonar”, de Gabriel García Márquez, e calcado em histórias reais passadas tanto no Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, quanto em outras unidades psiquiátricas espalhadas pelo país, assim como em presídios brasileiros. Além de convidar o público para apitar os rumos da trajetória da protagonista Maria da Luz Cervantes, a peça — 100% sonora, online e gratuita — ainda propõe uma imersão em gravações 3D, criando assim um ambiente em que o espectador se sente fisicamente dentro da própria narrativa, pois a captação de áudio simula a audição humana.

A experiência audiodramática “Ligação Perdida” poderá ser conferida de 28 de setembro a 10 de outubro, na plataforma YouTube, em sessões de quarta a segunda-feira, sempre às 20h. Aos sábados e domingos, haverá sessões duplas, às 17h e às 20h. É necessário retirar ingresso no site Sympla (clique aqui). Após a confirmação, o espectador receberá o link para uma experiência única.

“É como se a pessoa virasse um editor da história e escolhesse para onde a personagem vai”, explica Cíntia Badaró, que, além de atuar no espetáculo, assina a dramaturgia ao lado de Vinicius Alves. “O espetáculo é um reflexo das tecnologias que venho pesquisando. Ele é de fato uma imersão sonora na história que construímos com base no conto de Gabriel García e nos relatos que colhemos ao longo da pesquisa”, completa Vinicius Alves.

“Ligação Perdida: Experiência Audiodramática” tem 34 caminhos possíveis, sendo 11 finais diferentes. O espectador pode traçar uma rota de cerca de 11 minutos (a mais rápida), ou poderá fazer um caminho mais longo, totalizando 45 minutos de imersão na narrativa. A primeira escolha do espectador acontece logo após o carro velho de Maria da Luz Cervantes quebrar em uma estrada deserta. Está chovendo no momento, e ela tenta telefonar para pedir ajuda.

“Ela está voltando da casa dos pais, rumo a Belo Horizonte, quando o veículo estraga. Ela tenta telefonar para alguém, mas o telefone não funciona. O espetáculo, então, coloca o espectador no lugar de Maria da Luz e, dependendo da escolha que for feita, ela será levada para um hospital psiquiátrico”, adianta Cíntia, alertando que o público terá o total de 2 horas para fazer os caminhos. Ou seja, se a história terminar da maneira mais rápida, é possível voltar e fazer uma nova escolha.

“Ligação Perdida”, aprovado no Edital 001/2021, do Movimenta Cultura, da Prefeitura Municipal de Contagem, propõe um diálogo com a realidade atual e uma reflexão sobre a marginalização e exclusão dos considerados indesejáveis sociais. “O espetáculo não tem um caráter documental, mas é baseado em histórias reais. Levamos para a cena os relatos que escutamos dentro de um caminho que fomos desenvolvendo ao longo do tempo”, pondera Vinicius.

SERVIÇO

“Ligação Perdida: Experiência Audiodramática”

De 28/09 a 10/10, de quarta a segunda-feira

YouTube, mediante retirada de ingressos no site Sympla

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Cadeirante é assassinada em escola no interior da Bahia

Artigo Anterior

Responsabilidade reprodutiva

Relacionados