No Dia da Consciência Negra, a Kolping realiza Painel com o tema: “Como podemos contribuir para uma sociedade antirracista?”

Divulgação Kolping.


Neste domingo, dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Kolping Padre Teodoro da Vila Belém realiza Painel com o tema: “Como podemos contribuir para uma sociedade antirracista?” O evento, que será realizado na rua Barbosa, 355, bairro São Salvador, em Belo Horizonte, começará ás 9h, vai até o final da tarde e vai movimentar toda a comunidade negra da região Noroeste. A entrada é gratuita. O Painel também se dedicará à valorização e à difusão da arte de matriz africana e dedica-se a fortalecê-la para que, de alguma forma, mantenha-se preservadas.

 

A programação é diversificada é contará com palestras com relevantes pensadores da cultura negra da capital mineira, entre eles, profissionais da Casa das Pretas, Rafael Gregório, Júnia Soares da Silva, e Tamara Franklin. Haverá ainda apresentação de capoeiristas do Grupo de Capoeira Cultura Mineira e de dois blocos de carnaval. Além disso será comercializada uma feijoada e o valor arrecadado será revestido para os projetos que a entidade desenvolve. O alimento foi escolhido por ser comumente apontado como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram forçados da África para o Brasil.

 

De acordo com Elson Santana, presidente Kolping Padre Teodoro da Vila Belém, o Painel terá uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra. “Com a realização deste evento a kolping objetiva criar um importante instrumento para valorização de manifestações culturais do povo negro, além de compartilhar ideias, procedimentos e técnicas sobre a arte negra. O caráter diversificado da programação do Painel corrobora com a formação  e de intercâmbios artísticos, consolida o nome de Kolping na realização de eventos do gênero e prova que a entidade está cumprindo seu papel de promover o fortalecimento das diversas culturais e incentivar a compreensão das diversas vertentes das culturas de matrizes africanas”, explica.

 

Programação

9h – Abertura oficial contará com um ato de resistência realizado por jovens do “Projeto Preparando o Futuro”

 

10h Palestra sobre “Educação antirracista – O que é? Como fazer?”, Cristina Tadielo, Tatiana Pauline Fernandes e Zaira Jesus Pereira da Casa das Pretas. Cristina C. L tadielo – Professora, Psicopedagoga, Arte/educadora, Sexóloga, Pesquisadora, Advogada com Formação Política Social e Democracia, especialização em Direitos Humanos e Relações Étnico Raciais, Teologia Negra, Capacitação em Conciliação e Medição de Conflitos Advocacia Racial, Direito das Mulheres, Violência Doméstica e LGBTQIA+. Membra da Comissão de Promoção de Igualdade Racial, Comissão de Enfrentamento a Violência contra a Mulher e Comissão de Enfrentamento a Violência contra a Mulher Negra OAB-MG. Tatiana Pauline Fernandes– advogada, especialista em Direito Público, parceira da membra da comissão de Bioética e Biodireito da OAB/MG, membra fundadora da Rari-Brasil, Diretora Geral Estadual de Promoção e Defesa da População Negra da Rari/MG e Zaira Jesus Pereira – Advogada criminalista, especialista em direito processual, mestranda em direito público, professora de direito penal e processo penal, membra da Comissão de Promoção da Igualdade racial da OABMG, Diretora da Comissão de Enfrentamento a Violência contra a Mulher Negra da OABMG, membra da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OABMG subseção Contagem.

 

11h – Palestra com Rafael Gregório e Júnia Soares da Silva – “Antirracismo e famílias inter-raciais”- Educador e comunicador popular. Co-idealizador e co-gestor do Bloco da Língua de 2013 a 2018. Co-gestor e idealizador do Bloco Transborda, movimento pela distribuição de recursos para o protagonismo periférico na arte, lazer e cultura através do carnaval. É analista de Educação e Empreendedorismo no Sebrae Minas Gerais, onde é membro do Sebrae de Plurais, grupo de trabalho com o propósito de promover a inclusão e equidade no empreendedorismo. Especialista em Educação pelo CEFET, UNA e PUC/RS, em Diversidade nas Organizações pela Universidade São Judas Tadeu. E Especializando em Gestão, Governança e Setor Público pela PUC/RS. Júnia Soares da Silva – Mulher negra, Administradora e Gestora de Projetos. Especialista em Diversidade e Inclusão nas Organizações pela Universidade São Judas Tadeu, em Gestão de Projetos pela Faculdade Única de Ipatinga e Especializanda em Gerenciamento Estratégico de Processos pela Una. Acredita firmemente no poder de transformação social proporcionados pela educação, cultura e lazer. Nesse contexto, é Co-gestora e Cantora no Bloco Transborda, movimento pela distribuição de recursos para o protagonismo periférico na arte, lazer e cultura através do carnaval.

12h – Palestra Rimada com Tamara Franklin – Dona de uma voz marcante, personalidade forte e um talento diferenciado, Tamara Franklin nasceu e cresceu em Ribeirão das Neves, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, onde, aos oito anos de idade, escrevia seus primeiros versos. Tamara Franklin é prova da força das mulheres na cena do rap em Minas. Usando a música como instrumento de transformação social, a artista expõe o machismo e o racismo em suas letras com ironia e inteligência. No início de 2016 a artista lançou de forma independente seu primeiro álbum, Anônima. As faixas que apostaram nos regionalismos da música e vocábulos mineiros, falam sobre identidade e anonimato. Em 2019 o single Wakanda ganhou destaque por suas influências do samba e do congado. Já em 2020, Tamara lançou seu segundo álbum, Fugio – rotas de fuga pro aquilombamento, atravessado pela consciência de sua ancestralidade e influências de tradições.

14h30 Roda de Capoeira com o Grupo de Capoeira com o Grupo de Cultura Mineira – É um grupo de Capoeira que ensina e demonstra a arte Afro-brasileira da Capoeira e segue o estilo conhecido como Capoeira Contemporânea, estilo derivado dos movimentos e sequências desenvolvidas por presidente e orientador Mestre Tutu. O grupo resgata a capoeira, uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. As apresentações do grupo são caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos.

15h30 – Apresentação do Bloco Transborda – Fundado no ano de 2018, o Bloco Transborda pauta o protagonismo periférico na construção das artes, lazer e culturas periféricas através do carnaval. O Transborda promove suas ações e desfila no bairro São Salvador ZNO de BH e Regional Ressaca de Contagem, nos bairros Vila Pérola, Novo Progresso e Vila União do Ressaca.

16h30 – Apresentação do Bloco da Língua -Fundado em janeiro de 2014, o Bloco da Língua surgiu como um ato de coragem e resistência dos moradores do bairro São Salvador, que na época não tinham dinheiro, instrumento ou sede. Naquele tempo além de ter que convencer as pessoas a ficarem na cidade, era necessário convencê-las a ficarem no bairro, e ainda, aprender a tocar um instrumento. O nome Bloco da Língua, surgiu de um antigo encontro gastronômico que era realizado no bairro São Salvador. O evento consistia numa confraternização gastronômica de amigos, onde esse idealizado cozinhava uma “Língua de Boi”, que era servida para os amigos ao molho madeira.

 

Conheça a Kolping Padre Teodoro da Vila Bélem – Fundada em 7 de setembro de 1978, foi a percussora do movimento Kolping no Estado de Minas Gerais. Desde então, oferece cursos de capacitação profissional, esporte e lazer para a comunidade, associados e suas famílias. Tem por objetivo a promoção de atividades e finalidades de relevância público social. Realiza programas e projetos de ação de formação nas áreas de renda, social, familiar, educacional, cultural, recreativa, esportiva e meio ambiente, visando principalmente melhorar a família, o trabalho e a sociedade.

 

SERVIÇO      

O QUE É: Painel com o tema: “Como podemos contribuir para uma sociedade antirracista?”

ONDE: Rua Barbosa, 355, bairro São Salvador, Belo Horizonte (MG)

QUANDO: Dia 20 de novembro, a partir das 9h

QUANTO: Gratuito

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

CNI: preocupação com meio ambiente se reflete em hábitos de consumo

Artigo Anterior

BLOCO JUVENTUDE BRONZEADA LANÇA EP. AUTORAL EM HOMENAGEM AOS AMORES DE CARNAVAL

Relacionados