Final do ano: dicas para quem quer reformar e começar 2023 com a casa renovada



Foto: fonte internet.

 

Aprenda como se planejar para fazer obras no seu domicílio

Começar um novo ano com a casa diferente se tornou mais comum para muitos brasileiros. Em pesquisa realizada pela agência SA365 e com dados do Think With Google, no Brasil, as reformas residenciais saltaram 57% em 2020. Entre 2019 e 2021, o setor de Casa & Decoração movimentou um crescimento de 300% nas compras via e-commerce no país. E somente nos três primeiros meses de 2022, houve uma alta de 38% nas compras de materiais de construção no Brasil. Para realização de obras, é de suma importância se programar com ajuda de arquitetos qualificados.

 

Germana Lara, arquiteta há mais de 15 anos, comenta um fenômeno comum que cresceu nesse período. “Nós começamos a observar que os clientes recebiam os projetos e nem chegavam a executar as obras, outros alteravam o projeto original e ficavam insatisfeitos com a mudança. E ainda havia aqueles que gastavam mais do que previam ou imaginavam”, reitera.

 

E toda essa situação ocorria por um motivo: a diferença entre expectativa e realidade. A falta de planejamento financeiro se tornou o principal desafio nessa etapa. “A maioria dos clientes chegava sem saber o quanto de fato iria custar suas construções ou reformas. Então, entendemos que o papel de explicar isso deve ser nosso, pois não queremos entregar um projeto que não será executado. Com isso, percebemos que precisávamos acompanhar e auxiliar nossos clientes durante todo esse processo”, diz.

 

A fim de que não ocorram imprevistos durante a reforma, a arquiteta explica a importância do planejamento. “O planejamento é o que definirá como serão os próximos meses/semanas que virão. Se você não tirar um tempo inicial para se dedicar a ele, são grandes as chances de ocorrerem indecisões e mudanças no meio do projeto. Ter metas determinadas e etapas a serem seguidas vai evitar situações como ter que escolher um revestimento ou modelo de torneira enquanto o prestador espera parado na obra; ou gastar muito com os prestadores e depois não ter verba para a compra dos móveis, por exemplo”. Ela ainda acrescenta que a falta de planejamento é um dos erros mais comuns que levam as pessoas a gastarem mais do que poderiam e a demorarem mais do que gostariam ao construir ou reformar.

 

Germana completa que o projeto de uma reforma demora de 30 a 60 dias para ficar pronto e que o próximo passo, depois disso, o ideal é que se faça o planejamento financeiro e o cronograma físico da obra. Agora, se o desejo é começar uma construção do zero, o prazo é maior. “Se for uma casa, vai passar por uma aprovação na prefeitura, em condomínio também vai ter que ser aprovado. Esse processo demora no mínimo quatro meses. E só depois de assentida, que a residência poderá ser construída. Já para quem quer começar a reforma nos primeiros seis meses de 2023, o planejamento precisa se iniciar agora. E caso seja  para o segundo semestre, uma obra de construção, também tem que iniciar agora”, destaca a arquiteta.

 

Dicas de como planejar uma reforma em casa

 

  • Defina seu orçamento;

  • Crie um cronograma para cada etapa;

  • Compre os materiais necessários com antecedência;

  • Contrate mão de obra especializada;

  • Conte com ajuda profissional;

  • Mantenha o cronograma em dia;

  • Seja responsável com o planejamento financeiro;

 

Planejar as etapas da sua vida é essencial para manter sua trajetória de objetivos em percurso, e o mesmo acontece na hora de reformar a sua casa. “As obras podem ser cansativas e demandam orçamento, tempo e muito trabalho em equipe,” finaliza Germana.

Fonte: Germana Lara é arquiteta, há mais de 15 anos está à frente do escritório Larc Arquitetura em Belo Horizonte. Sua equipe desenvolve projetos residenciais com objetivo de realizar os desejos e sonhos de seus clientes com excelência, além de projetos comerciais focados no público e propósito das empresas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Mercado financeiro reduz projeção da inflação de 5,79% para 5,76%

Artigo Anterior

Greve dos aeronautas atrasa voos em Brasília, Porto Alegre e Fortaleza

Relacionados