TSE mantém cassação de vereadores por fraude na cota de gênero



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (25) manter a cassação de quatro vereadores de Silva Jardim (RJ) condenados por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020.

Filiados ao PL, os parlamentares tiveram os votos recebidos anulados após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Conforme a decisão, o diretório local do partido fez o registro de candidatas apenas para simular o cumprimento da lei, que determina que os partidos devem destinar no mínimo 30% das candidaturas.

Ao analisar dois recursos contra a condenação, o TSE seguiu, por unanimidade, o voto do ministro Benedito Gonçalves. Segundo o ministro, uma das candidatas registradas pela legenda teve apenas quatro votos, registrou movimentação inexpressiva de recursos, não fez campanha efetiva e realizou campanha para outro candidato.

O município de Silva Jardim tem 21,7 mil habitantes e fica na região das baixadas litorâneas do Rio de Janeiro. Segundo os dados do TRE, a cidade tinha, em 2020, 19.503 eleitores aptos a votar e o comparecimento às urnas foi de 78,1%.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Pesquisa identifica 70 perfis que propagam notícias falsas na Amazônia

Artigo Anterior

Conmebol anuncia apoio ao Brasil para sediar Copa do Mundo Feminina

Relacionados
Leia mais

A era da sustentabilidade

Indústria gráfica cria vasilhas  de papel e ajuda na preservação do meio ambiente   Segundo a Associação Brasileira…