Cuide do seu sorriso: entenda a importância do uso correto do fio dental



Conheças os mitos e verdades sobre o uso do fio dental

Uma boa higiene bucal vai muito além da escovação. O fio dental é um elemento na rotina de higienização dentária tão importante quanto a escova e o creme dental. É ele que remove os resíduos alimentares mais difíceis de identificar e eliminar. Se não removidos, podem desencadear problemas desagradáveis não só para a própria pessoa, mas também para todos ao redor. É o caso do mau hálito (halitose). Logo, o não uso também pode ocasionar infecções e problemas mais sérios a partir da placa bacteriana.

A Dra. Sarita Pires, Diretora Clínica do Salão da Boca, ressalta a importância do uso do fio dental diariamente. “Somente com o fio dental conseguimos retirar completamente todo biofilme, resto de alimentos, no  espaço que temos entre um dente e outro. Por isso consideramos ele essencial para limpeza  completa da cavidade oral”, explica.

Ela ainda acrescenta que a escova consegue remover a placa que se forma na superfície dos dentes, mas não é capaz de  remover completamente os restos alimentares que ficam entre os espaços que temos entre um  dente e outro. “Além de escovar os dentes e usar o fio, é importante também realizar a escovação das bochechas e da língua. Isso porque essas regiões também são locais onde a placa bacteriana fica aderida e elas  podem funcionar como fonte de contaminação para os dentes e gengivas”, diz.

Além disso, o acúmulo de alimento entre os dentes pode gerar inflamação da gengiva, chamada gengivite,  causando sangramento gengival e se não tratada, a gengivite pode progredir para estágios mais  avançados,como uma periodontite, que pode causar um dano permanente aos tecido de suporte do  dente.

Mitos e verdades sobre o uso do fio dental

  • Não existe diferença entre fita ou fio dental, os dois fazem o mesmo papel. Porém, como a fita é  mais larga, é mais indicada para usuários com espaços maiores entre um dente e outro;
  • A ordem de usar o fio antes ou depois da escovação também não importa. O importante é passar o  fio corretamente e todos os dias;

 

  • Crianças também devem utilizar o fio dental, tanto para realizar a limpeza entre os dentes como para  criar o hábito de utilizá- lo desde pequenos.

Fonte: Dra Sarita Pires, Diretora Clínica do Salão da Boca – https://salaodaboca.com.br/ –  @salaodaboca

Foto: Internet

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Indústria é o motor da soberania produtiva, diz ministra da Ciência

Artigo Anterior

Ministério pede ônibus gratuito para eleição de conselheiros tutelares

Relacionados