Empresários do setor projetam crescimento do consumo em 6,7% no final de ano



Levantamento feito pela AMIS aponta expectativa positiva em relação à demanda nos itens típicos do período; fluxo nas lojas impulsiona também o consumo em todo o mix de produtos

As festividades, as tradições do período e os bons números de empregos no estado são alguns dos motivos que levam os supermercadistas mineiros a esperarem uma boa movimentação nas lojas no final de ano. As expectativas são de aumento da demanda dos consumidores em +6,7% na comparação com o mesmo período de 2022, considerando todo o mix da loja.

Esse é o resultado de um levantamento feito pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) entre os dias 29 de setembro a 11 de outubro, junto às empresas nas diversas regiões do estado, com o objetivo de conhecer as tendências e as expectativas de consumo neste final de ano, especialmente no Natal.

As projeções para o período estão próximas do que apontou a mesma pesquisa no ano passado (+8,5%), mas com um diferencial relevante: em 2022, a Copa do Mundo de Futebol no Catar foi realizada no final do ano e contribuiu para elevar ainda mais as expectativas de demanda no setor.

Como base de comparação, a pesquisa adota todo o mês de dezembro, já que muitas famílias têm por hábito antecipar as compras. O maior movimento, no entanto, é esperado mesmo na semana que antecede o Natal – que neste ano será na segunda-feira, prolongando assim o final de semana.

Por categorias de produtos, o consumo deverá ser 7,20% maior em cervejas diversas e 5,61% em carnes diversas (exceto aves). Já em panetones, a expectativa de consumo é de 5,43%, e vinhos, de 6,4% (quadro).

Preços – outra boa notícia é que a maioria dos supermercadistas respondentes da pesquisa afirmou que, de forma geral, os preços deverão estar abaixo do que foi praticado no ano passado, já que as projeções de inflação são de índices menores. Em 12 meses, até setembro, está em 5,19%. Em 2022, estava em 7,17% – medida pelo IPCA/IBGE.

O quadro abaixo reflete como estão as expectativas dos supermercadistas em relação ao consumo dos produtos mais demandados na época.

PRODUTO/CATEGORIA

2023 Vs.2022
Peru 2,50%
Outras aves típicas 3,52%
Carnes diversas (pernil, lombos, etc) 5,61%
Panetone 5,43%
Vinhos: 6,4%
Bebidas “quentes”: 5,21%
Cervejas diversas: 7,20%
Sucos e refrigerantes 6,10%
Frutas diversas 6,80%
Frutas secas 6,60%
Queijos e “afins” 5,38%
Utensílios descartáveis 5,45%
Importados para o período 2% *
Desempenho de todo o mix 6,7%

*42,9% dos entrevistados responderam que não trabalham com importados. Os outros 57,1% afirmaram que esperam uma demanda maior em até 2%. Lojas com mix diferenciado, como as de perfil gourmet, têm presença maior de importados, bem acima do que mostra a pesquisa.

Empregos temporários terão 7,4 mil vagas

Além dos 7.350 novos postos de trabalho previstos para o longo deste ano com as novas lojas, o setor supermercadista tem milhares de vagas para contratação imediata em todo o estado. Porém, encontra grandes dificuldades de preencher esses postos, em muitos casos, mesmo sem exigir experiência e com os supermercados oferecendo treinamento e possibilidade de longa carreira no setor.

Uma boa porta de entrada para a atração desses novos colaboradores são as vagas em regime temporário, para atendimento ao aumento do consumo no final de ano. De acordo com o levantamento da AMIS, os empresários que pretendem abrir vagas temporárias (boa parte não contrata) neste final devem contratar 7,4 mil colaboradores.

As principais funções são de atendimento, embaladores, repositores, operadores de caixa e para áreas de açougue e padaria. Grande parte dos profissionais que se destacam tem a oportunidade de ser efetivada.

SERVIÇO:

Superminas Food Show 2023 Dias 17, 18 e 19 de outubro. Expominas – Belo Horizonte/MG
Avenida Amazonas, 6.200 – Gameleira.
Site oficial do evento: www.superminas.org.br
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