Inteligência artificial e desenvolvimento sustentável na educação são temas da IV edição do SEPESQI



Evento nacional tem a expectativa de atrair 100 mil pessoas, reunindo estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições. Estácio BH terá programação aberta à comunidade 

Acontece até o dia 20 de outubro, a quarta edição do SEPESQI (Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização). Com o tema “A inteligência artificial e o desenvolvimento sustentável na educação”, o evento gratuito espera atrair cerca de 100 mil pessoas, incluindo estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições, com a expectativa de receber mais de 1500 trabalhos científicos. Para participar basta acessar sepesqi.com.

Em 2023, a Inteligência Artificial (IA) alcançou avanços notáveis, transformando diversos setores. Além disso, impulsionou a eficiência energética, otimizando o consumo de energia em edifícios e sistemas de transporte. A IA também desempenhou um papel crucial na gestão de resíduos e economia circular, identificando padrões de reciclagem e promovendo soluções inovadoras para o reaproveitamento de resíduos. Essas inovações estão contribuindo para um mundo mais sustentável e equilibrado.

O IV SEPESQI aborda a inteligência artificial como um agente de transformação na educação, destacando seu potencial para personalizar a aprendizagem, tornando-a cada vez mais acessível e eficaz. A IA permite a criação de trilhas de aprendizagem personalizadas, capacitando os alunos com habilidades técnicas e sociais relevantes para um futuro sustentável. No entanto, é importante enfatizar a importância da proteção de dados e da equidade na implementação da IA para que não perpetue as desigualdades existentes no sistema educacional, garantindo que os benefícios alcancem todas as comunidades.

Thaís Lacerda, coordenadora geral do SEPESQI, explica e analisa a escolha do tema que está pautando o evento. “Optamos por falar da inteligência artificial e o desenvolvimento sustentável na educação porque acreditamos que a tecnologia tem o potencial de transformar a maneira como aprendemos e ensinamos, capacitando a próxima geração com habilidades essenciais para um futuro mais sustentável”, diz Thaís.

Além de participar da Mesa Redonda, o público presente também poderá concorrer a um sorteio de bolsas de estudos, com descontos de 30%, 40% e 50%, para o curso livre online da “ChatGPT da Estratégia à prática para aprender tudo sobre a ferramenta”. Ao todo, serão sorteadas três bolsas durante o evento. Fechando a programação nacional, o Fórum de Internacionalização, realizado no dia 19, das 19h às 22h, vai apresentar diversos programas de mobilidade. As inscrições também são gratuitas e já estão disponíveis ao público no site do sepesqi.com ou pelo link https://www.even3.com.br/iv-sepesqi-seminario-de-extensao-pesquisa-e-internacionalizacao-385854/.

O Seminário, que conta com a parceria das instituições de ensino superior da Estácio e Wyden, também oferecerá ações específicas à população nos campi participantes.

Programação Estácio BH

Paralelamente à programação nacional, as unidades Prado, Floresta e Venda Nova do Centro Universitário Estácio Belo Horizonte organizaram ações presenciais, abertas a toda comunidade, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Entre os diversos temas, no campus Prado, por exemplo, acontecerá uma palestra sobre cuidados paliativos; e outra sobre a importância do compliance trabalhista, com a docente convidada, a advogada Fernanda Massote. No campus Floresta, será realizada uma apresentação sobre inteligência artificial e suas influências na vida prática, com o professor convidado Gianno Nepomuceno; já a médica Ana Luiza de Freitas Magalhães Gomes abordará o câncer de mama. A unidade Venda Nova contará com palestra sobre mulheres negras e o contexto de violência, com a convidada Monica Aguiar; e mesa redonda sobre violência nas escolas, organizada pelas professoras Rafaelle Souza e Beatriz Brusantin. Para saber mais sobre a programação da Estácio BH : www.sepesqi.com

Serviço

Evento: IV SEPESQI – Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização

Data: Até 20 de outubro de 2023

Programação completa: https://sepesqi.com/

Inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/iv-sepesqi-seminario-de-extensao-pesquisa-e-internacionalizacao-385854/

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Empresários do setor projetam crescimento do consumo em 6,7% no final de ano

Artigo Anterior

Exército reduz militares aquartelados após desvio de armas em SP

Relacionados