Vitor Velloso e Murilo Antunes lançam single “Inhaúmas” em sintonia com novo menu do restaurante Pacato, de Belo Horizonte



Pacato – Beliscos – Foto Victor Schawner.

 

“Da Lama ao Barro”, menu que exalta as riquezas do Vale do Jequitinhonha, inspirou nova canção

 

O cantor, compositor e restaurateur Vitor Velloso lança, em parceria com Murilo Antunes e César Lacerda, “Inhaúmas”, já disponível em todas as plataformas digitais. A canção é uma homenagem ao rio que margeia a cidade de Pedra Azul e tem como referência o novo menu do restaurante Pacato, “Da Lama ao Barro: Jequitinhonha volume 2”, criação do chef Caio Soter que homenageia o Vale do Jequitinhonha. Além da valorização da região, a proposta do cardápio é fomentar o debate em torno do crescimento sustentável, enxergando o meio ambiente como patrimônio gerador de riqueza.

A canção é a quarta do projeto concebido por Vitor Velloso de compor e lançar uma música inspirada em cada menu de seu restaurante e a segunda que explora o Vale do Jequitinhonha, que o compositor visitou em duas expedições: uma gastronômica, com seu chef e sócio Caio Soter, e outra audiovisual, ao lado da produtora carioca tocavídeos. O convite para as parcerias foram feitos a dois grandes nomes da música do Vale. Paulinho Pedra Azul assinou com Velloso “Tudo Vai Renascer”, lançada no primeiro semestre. Em “Inhaúmas” os parceiros são o renomado letrista do Clube da Esquina Murilo Antunes e o músico e compositor César Lacerda, que também produz a faixa.

A letra carrega menção ao poema “O Rio da Minha Aldeia”, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa), ao levantar o paradoxo de que o que pertence ao nosso local de origem é sempre lindo ao coração, ainda que os olhos enxerguem mais beleza em outros lugares. Vitor Velloso comenta sobre a satisfação em compor junto ao notório letrista do Clube da Esquina, natural da cidade de Pedra Azul: “Tenho enorme reverência pelo trabalho do Murilo, um poeta icônico de Minas. Compor com ele foi um prazer e uma grande honra. Tenho exercitado mais meu lado melodista e ter o César comigo nessa empreitada, além de agradável, por toda sua delicadeza e espírito doce, foi uma aula. É sensível dividir a composição de uma melodia, mas os caminhos harmônicos e melódicos do César trouxeram uma sensação de paz pra música, que ele soube conduzir muito bem na produção”.

A faixa contou com outros grandes artistas mineiros. A gravação foi estrelada por Christiano Caldas no piano, Aloízio Horta no baixo acústico, Yuri Vellasco na percussão, o próprio César no violão e Marcelinho Guerra, que também mixou e masterizou a faixa, nas guitarras.

Além disso, Vitor divide os vocais com a também mineira Bárbara Barcellos. O artista comenta sobre a felicidade em trabalhar com a cantora: “A voz da Bárbara me emociona. Nas primeiras vezes que a vi cantar e tocar violão meus olhos se encheram de lágrimas. Achei essa música a cara dela, que também é bem próxima do Murilo. Foi um par perfeito.”

Sobre o Pacato

Com um ano de funcionamento, o Pacato consolida-se como um dos principais restaurantes de Belo Horizonte na cozinha mineira contemporânea. Este reconhecimento foi chancelado pelo título “Novidade do Ano”, pelo prêmio “Melhores do Ano 2022”, da Prazeres da Mesa. O restaurante também figurou a lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil, pela Revista Casual Exame.

Chef Caio Soter

Nascido em Belo Horizonte, Caio Soter sempre teve uma ligação forte com o território e, consequentemente, com a cozinha mineira. Em 2017, fundou a Umami Steaks, marca pioneira em carnes dry aged em Minas Gerais. Neste mesmo ano trabalhou com chefs renomados como Felipe Rameh, Fred Trindade, Flávio Trombino e Felipe Galastro. Em 2019, assumiu a chefia do restaurante Alma Chef, também na capital mineira, onde desenvolveu um trabalho inspirado na culinária mineira tradicional feita com ingredientes regionais e, por esse trabalho, foi premiado como Chef revelação da cidade. Em 2020 participou da segunda edição do programa de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo e, em setembro do mesmo ano, assumiu a cozinha do restaurante O Jardim. O ano de 2021 marca sua carreira com a abertura de seu primeiro restaurante, O Pacato, e de sua consolidação não apenas como um grande cozinheiro, mas como formador de profissionais da cozinha e mentor de transições de carreira para a gastronomia.

Vitor Velloso

Mineiro de Belo Horizonte, Vitor se estabeleceu em São Paulo em 2001, onde desenvolveu sua carreira em gestão e investimentos, com passagens também pelo mercado publicitário. Entusiasta da gastronomia, em 2019 decidiu entrar no mercado de restauração e fez sua estreia no setor com o Pacato, vendo em Belo Horizonte o local ideal para iniciar um processo de resgate histórico da gastronomia mineira, uma das mais relevantes do país. O empreendedor inaugurou recentemente o bar Pirex, também em Belo Horizonte, na praça Raul Soares.

 

SERVIÇO

Restaurante Pacato

Funcionamento: Sexta – Domingo: 12h às 15h | Quarta – Sábado: das 19h às 23h

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2735, Bairro Lourdes

Capacidade: 48 lugares

Reservas: https://pacatobh.com.br/

Instagram: @pacatobh

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Sonastério ilumina lança nova edição com Paula Lima, no dia 23 de novembro, em streaming e no YouTube

Artigo Anterior

Dia de Rock divulga bandas selecionadas para terceira edição

Relacionados