Ajude o Tom: projeto visa unir diversão com educação ambiental

Da esquerda para a direita: Luiz Sérgio de Castro, desenvolvedor, e Hilton Rocha, ilustrador – Crédito da imagem: Divulgação.


Jogo é uma invenção pioneira de Belo Horizonte e pode ser acessado por qualquer idade

O projeto “Ajude o Tom” surgiu da ideia de dois parceiros em unir a diversão com educação ambiental, a fim de orientar as pessoas sobre a importância da conscientização da reciclagem do lixo. Para isso, o ilustrador Hilton Rocha e o desenvolvedor Luiz Sérgio de Castro, ambos nevenses, criaram um jogo com a proposta de auxiliar as pessoas através da recreação. “Realizamos experiências e estudos sobre programação para games, dinâmicas e novas estéticas de jogos casuais para mobile, alinhando a diversão com a educação ambiental”, conta Luiz.

O jogo propõe um alto nível de imersão e interação com o usuário; sua jogabilidade simples permite que ele seja acessado no ônibus, na fila do banco, na padaria ou em qualquer lugar que a pessoa desejar passar o tempo se divertindo. “A dinâmica do jogo parte da conscientização para a reciclagem. O personagem é um gari que precisa correr de um lado para o outro da rua para recolher os sacos de lixo e arremessar em direção ao caminhão que estará sempre em movimento. Além disso, o jogador precisa dosar o fôlego do personagem durante todo o percurso”, explica.

A expectativa, além de lançar luz para o cuidado com o meio ambiente, é desenvolver uma proposta inédita e autoral mineira, com conceitos, narrativa, game design e programação pensados e executados por artistas locais e regionais, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva de Belo Horizonte e região.

Luiz explica também que os jogos são uma linguagem muito abrangente e poderosa atualmente, principalmente no Brasil, por ter um percentual muito grande de jogadores. De acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB), levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, em 2023, 70,1% dos brasileiros afirmam jogar algum tipo de jogo. “Os jogos são uma linguagem ideal no processo educativo porque, através deles, podemos disseminar qualquer tipo de conteúdo de forma objetiva e lúdica”, finaliza Luiz.

O aplicativo é gratuito, e o download está disponível na Play Store. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do edital de BH nas Telas 2022 – Fundo Municipal de Cultura.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

BACO EXU DO BLUES SE APRESENTARÁ COM CASA CHEIA EM BH NO PRÓXIMO DIA 22

Artigo Anterior

Festival Dia de Rock acontece pela primeira vez em Belo Horizonte, trazendo Black Pantera, Traste e Last Warning no dia 15 de dezembro

Relacionados