Instituto Cervantes promove oficina de publicação impressa, além de mostra latino-americana de publicações independentes no dia 2 de março



Instituto Cervantes – Foto Mariama Lopes.

O Ateliê de Publicação Impressa é um projeto idealizado e coordenado pelas artistas Lina Ibáñez, da Colombia, e Florencia Lastreto, do Uruguai

 

O Instituto Cervantes, em Belo Horizonte, além de um espaço para aprender espanhol, realiza diversas atividades culturais durante o ano. No dia 2 de março, a instituição promove mostra latino-americana de publicações independentes, além de oficina de impressão artesanal e fanzine. A jornada é aberta ao público, gratuita e não necessita de inscrição prévia.

 

A mostra contempla editoras do Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai e traz diversos formatos, como livros ilustrados, fotolivros, fanzines, obras de poesia, entre outros. No mesmo espaço, a oficina de impressão é conduzida pela colombiana Lina Ibáñez e a uruguaia Florencia Lastreto. As artistas são sócias na Fotolab Linaibah, uma editora e espaço de experimentações editoriais.

 

No ateliê, os participantes poderão criar um fanzine a partir de duas técnicas gráficas de impressão artesanal: serigrafia e carimbo. Os fanzines são reconhecidos pelo caráter experimental e costumam ser produzidos por entusiastas de alguma cultura particular, em pequenas tiragens. Na mostra, os participantes irão imprimir o conteúdo da publicação (em espanhol e português), montá-la e ilustrá-la na estação de carimbo.

 

SOBRE O INSTITUTO CERVANTES

 

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e difundir a cultura hispânica. A sede central da instituição se encontra em Madrid e em Alcalá de Henares (Madrid), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes.

 

O trabalho do Instituto Cervantes está dirigido por representantes do mundo acadêmico, cultural e literário do âmbito espanhol e hispano-americano. Em Belo Horizonte colabora com museus, galerias, teatros, livrarias, editoriais e outras instituições culturais brasileiras, assim como espanholas e latino-americanas. Também colabora em todos os projetos culturais e do ensino do espanhol dirigidos conjuntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais e com numerosas prefeituras em nosso Estado.

 

SERVIÇO

ATELIÊ DE PUBLICAÇÃO IMPRESSA

Dia 2 de março (sábado)

Horário: 14h às 18h

Local: Instituto Cervantes

Rua dos Inconfidentes, 600

Savassi – Belo Horizonte – MG

 

Entrada gratuita

 

Mais informações: https://www.instagram.com/atelie_de_publicacao_impressa/

belohorizonte.cervantes.es/es/default.shtm

instagram.com/institutocervantesbh/

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
banheiro sempre limpo

Evitando o caos do entupimento: Dicas para um banheiro sempre limpo

Artigo Anterior

Telerradiologia: ferramenta que ajuda a salvar vidas em hospitais

Relacionados