Fórum de energia renovável reunirá players internacionais e nacionais no estado do Paraná

Referência na micro e minigeração de energia, evento será realizado entre os dias 16 e 17 de abril na capital paranaense
Fórum de energia renovável reunirá players internacionais e nacionais no estado do Paraná - Foto: Divulgação/Grupo FRG Mídias & Eventos
Fórum de energia renovável reunirá players internacionais e nacionais no estado do Paraná – Foto: Divulgação/Grupo FRG Mídias & Eventos


Fabricantes e distribuidores do Brasil, Alemanha, China, Itália e especialistas do segmento de energias renováveis devem se reunir em Curitiba (PR), na 23ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Sul (Fórum GD Sul), realizada entre os dias 16 e 17 de abril, das 8h às 18h na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, bem como coorganizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), o Fórum deve debater e solucionar os principais gargalos do setor do país, principalmente do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de apresentar novas oportunidades a fim de capacitar o público-alvo.

Do potencial do setor

Segundo o Sistema SIGA, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por exemplo, o Brasil conta hoje com 27,9 gigawatts (GW) de potência instalada através da GD, tendo a região Sul como a segunda de maior potencial neste tipo de geração, uma vez que sozinha gera 6,9 GW.

Desse montante, o Paraná é protagonista com 2,6 GW de energia solar em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, segundo análise dos dados da ANEEL. O estado paranaense fica atrás somente do Rio Grande do Sul, que hoje produz 2,7 GW. Em terceiro lugar, por sua vez, fica Santa Catarina com 1,6 GW de potência instalada.

Os expressivos números representam uma movimentação econômica de cerca de R$ 11,7 bilhões em investimentos só no Paraná desde que passou a ser incentivada, em 2012. Dessa forma, mais de 70 mil empregos foram gerados, bem como R$ 2,7 bilhões arrecadados aos cofres públicos.

Além disso, a potência instalada em telhados e pequenos terrenos no Paraná coloca o estado na quarta posição do ranking de Geração Distribuída da ANEEL. Isso porque o território paranaense possui mais de 200 mil conexões operacionais, espalhadas por 399 municípios, ou 100% dos municípios da região possuem sistemas de energia solar.

Para Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do Fórum, o crescimento da GD evidencia o quanto o consumidor está buscando alternativas para driblar a alta conta de energia elétrica do final do mês, sendo a energia renovável a principal delas.

“Estamos analisando um cenário no qual o consumidor está buscando alternativas para fugir da elevada tarifa de energia, da queda no preço de equipamentos fotovoltaicos e a redução de juros, além da oferta de crédito e demais regulamentações. Então o resultado é maior procura por energias renováveis, que unem sustentabilidade e economia, sendo um ótimo investimento para os que aderem e oportunidade de negócio para os envolvidos”, pontua Fraga.

Mais sobre o Fórum GD Sul

O Fórum GD Sul já é bem conhecido pelos especialistas do setor, uma vez que vem fazendo história e compartilhando conhecimento há mais de cinco anos. Sua essência visa debater as tendências e os rumos do setor GD no Brasil, principalmente no que se refere à produção de energia limpa pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Assim, a programação do Fórum GD Sul é composta de mais de 20 painéis, sendo eles ministrados com diversas palestras de especialistas experientes. Também no final de cada um, acontece um debate geral sobre o assunto a fim de fixar o conhecimento e abrir margem para perguntas e respostas aos participantes.

Vale pontuar que a geração distribuída representa uma abordagem mais flexível e sustentável para a produção de energia, promovendo a transição para um sistema energético mais eficiente e resiliente.

Fraga explica que, “a geração distribuída, ou seja, geração própria de energia vem na contramão de todos os modelos oferecidos pelas concessionárias, pois é a democratização da energia que agrega benefícios econômicos, sustentáveis e ambientais”, finaliza o especialista.

Dessa forma, o Fórum GD Sul colabora com o networking entre as pessoas, bem como possibilita a troca de informações e experiências.

Dentre os temas debatidos, por exemplo, estarão o novo cenário da GD no Brasil, a influência da legislação como a lei 14.300 e a resolução 1000, técnicas de vendas para alavancar o mercado, novas oportunidades no setor de energia bem como capacitação das empresas e sua importância para estar em um mercado mais competitivo.

Como se inscrever no evento

Quem deseja se inscrever no Fórum GD Sul ou então acessar a sua programação completa pode acessar o site oficial do evento através do link: https://www.forumgdsul.com.br/site/

O Fórum GD Sul tem apoio de mídia dos portais Por Dentro de Minas e Brasil Agora Online.

Mais informações sobre patrocínios, parceiros e dúvidas em geral também podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].

Serviço

O que: 23ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Sul (Fórum GD Sul).
Onde: Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
Quando: 16 e 17 de abril, das 8h às 18h

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

30ª edição do evento 'Craque da Bola Saudali Coca-Cola' será em São Joaquim de Bicas

Artigo Anterior

Trip Food celebra o St. Patrick's Day com chope verde e "potes de ouro" escondidos em BH

Relacionados