Epamig realiza Mega Citros em Campanha, no Sul de Minas



Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Sindicato dos Produtores Rurais da Campanha, no Sul do estado, promovem de 26 a 28/9, mais uma edição do Mega Citros.

Neste ano, o evento, que acontecerá Clube de Campo de Campanha, ganha programação expandida, que além das discussões sobre a citricultura, abre espaço para a cafeicultura, a vitivinicultura e os cultivos de pitaia e abacate.

“Teremos um dia dedicado à cafeicultura (27/9) e outro à fruticultura (28/9). Isso para atender a demanda dos produtores locais, que manifestaram interesse nesses temas ao sindicato rural, que organiza o evento conosco”, explica a pesquisadora da Epamig Ester Ferreira.

Lembrando que o cultivo de frutas cítricas, em especial as tangerinas, é forte na região, mas tem sido afetado pela incidência do greening, doença bacteriana, que não tem cura.

“Apesar de todos os esforços para conter essa doença, considerada o maior desafio da citricultura mundial, houve a contaminação de muitos pomares na região. Diante disso, os citricultores buscam alternativas para diversificação e estendemos o evento com palestras técnicas sobre outras culturas”, acrescenta a pesquisadora.

Outra novidade desta edição são os minicursos que acontecerão, simultaneamente, às palestras técnicas. Dois deles, na quinta-feira (26/9), serão ministrados por profissionais da Epamig: “Noções para diferenciar cafés tradicional, gourmet e especial”, com a bolsista de pós-doutorado Maísa Mancini, às 13h, e “Noções básicas para a degustação de vinhos”, com o enólogo Filipe Goethe, às 15h. As vagas são limitadas e as inscrições para os minicursos podem ser feitas pelos links Cafés e Vinhos.

“O evento mantém o formato de feira com vários estandes de produtos, insumos e maquinários com o objetivo de propiciar um ambiente de interação, oportunidade de negócio e, principalmente, muito conhecimento”, assegura Ester Ferreira.

Programação

As atividades terão início na quinta-feira, com foco na citricultura. As palestras começam às 8h30 com temas como a escolha de mudas e o controle do psilídeo, vetor do Greening. A pesquisadora Ester Ferreira, da Epamig, vai falar sobre “Novos horizontes para o agronegócio sul-mineiro: citros, café e frutas”.

No dia 27, sexta-feira, o assunto será cafeicultura. As palestras tratarão de temas como cafeicultura 5.0, cafeicultura regenerativa, mercado de carbono, irrigação, manejo de pragas e doenças, e cafés especiais.

Os pesquisadores da Epamig, Vinícius Andrade e Denis Nadaleti falarão, respectivamente, sobre “Fatores determinantes para a produtividade na cafeicultura” e “Técnicas para produção de cafés especiais”.

A programação termina na manhã de sábado (28/9), com palestras sobre fruticultura. O professor do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Epamig-Itap) Fábio Silva apresentará o tema “Viabilidade do cultivo da pitaia no sul de Minas”.

Já o professor do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (Ufla) Pedro Peche falará sobre “Cultivo moderno do abacateiro”, e o pesquisador da Epamig Francisco Câmara sobre “Implantação e primeiros cuidados com o vinhedo”.

Os interessados em participar do evento em Campanha já podem realizar as inscrições prévias. No formulário é possível optar pela participação em um, dois ou nos três dias de atividades.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Mostra com filmes de mulheres árabes busca quebrar estereótipos

Artigo Anterior

Governo de Minas encaminha projeto de lei para entregar, em definitivo, Palácio das Mangabeiras à população

Relacionados