Alfabetização após a pandemia: as dificuldades e o papel das atividades para educação infantil

Alfabetização


Atividades para educação infantil hoje mais do que nunca se tornou essencial.

A alfabetização para nossos filhos é uma das melhores maneiras de garantir que eles possam atingir todo o seu potencial na escola e ao longo de suas vidas.

A alfabetização também permite que as crianças sejam mais compreensivas, tenham empatia, desenvolvam habilidades de pensamento crítico e sejam capazes de aprender mais. 

No entanto, muitas de nossas crianças tiveram um alto déficit de aprendizagem com o fechamento das escolas no pico da pandemia.

O que, querendo ou não, interferiu no desenvolvimento geral de milhares de crianças.

Por isso, preparamos este artigo, para que você veja o impacto da pandemia na educação infantil, e o que você pode fazer a respeito. Confira:

Impacto da Pandemia Covid-19 na educação infantil

A pandemia Covid-19 resultou em mudanças monumentais na educação em todo o mundo. 

De acordo com a UNESCO, quase 90% da população estudantil mundial – mais de 1,5 bilhão de alunos em 165 países – tiveram suas experiências de aprendizagem interrompidas por precauções e políticas implementadas para acabar com a propagação da doença.

De acordo com o secretário geral da ONU, António Guterres, o analfabetismo infantil pode chegar a 70% nos países em desenvolvimento.

Foi o maior choque simultâneo para todos os sistemas de educação.

Mais especificamente para a educação infantil, esta crise internacional de saúde tem causado mudanças sem precedentes, na vida das crianças, de suas famílias e professores.

Em todo o mundo, o Covid-19 também levou o sistema de educação infantil à beira do colapso e mobilizou as principais organizações de primeira infância para defender pacotes financeiros Covid-19 para proteger programas de educação infantil.

O Covid-19 não só suspendeu atividades normais da infância, como frequentar a escola, interagir com amigos, brincar ao ar livre e explorar a natureza, mas também interrompeu os consequentes benefícios socioemocionais que se acumulam do engajamento das crianças nessas experiências.

Por mais preocupantes que sejam essas consequências imediatas e observáveis do Covid-19 para crianças pequenas, ainda menos se sabe sobre quais podem ser os efeitos a longo prazo.

Crianças pequenas sofrem queda acentuada na alfabetização após fechamentos na pandemia

Jovens estudantes estão tendo dificuldade em aprender a ler, pois as escolas voltaram ao aprendizado presencial após dois anos de interrupções pandêmicas.

Estudos sobre alfabetização em crianças pequenas mostraram que alguns jovens estudantes ainda sofrem com a perda de aprendizagem, mesmo depois de a maioria das escolas terem voltado a ter aulas presenciais.

Inclusive, dados mostraram que os alunos do jardim de infância até a segunda série possuem mais dificuldade de aprendizado do que os das outras séries.

O que estamos vendo é que há muitas crianças que não tiveram o estímulo que precisavam para aprender a ler durante a pandemia. 

Enquanto isso, outro estudo de dezembro de 2021 descobriu que alguns alunos não estão se recuperando da perda de aprendizagem incorrida durante os fechamentos.

Ou seja, há uma necessidade de reforço para essas crianças que possuem uma defasagem na educação.

Atividade para educação infantil: um apoio para ajudar na alfabetização das crianças

A alfabetização sofreu um déficit preocupante em todo o mundo, e muitos pais se pegaram despreparados quando as escolas fecharam.  

No entanto, as atividades de alfabetização para imprimir podem ser um auxílio tanto para pais quanto para professores. 

É uma maneira divertida e prática de ensinar habilidades de leitura e escrita! Na realidade se trata de um reforço (altamente necessário).

Se você está procurando por atividades de alfabetização em PDF divertidas e envolventes para usar em sua sala de aula ou em casa com seus filhos, no site Mestre do Saber – Atividades de Alfabetização você encontra. 

O site está cheio de diversas atividades de alfabetização, como atividades de português 1 ano e atividades com a letra B por exemplo.

com idade entre 4 e 8 anos, com atividades ilustradas com muitas figuras que fazem parte do repertório infantil e que podem ser usadas em diferentes momentos. São inúmeras atividades para imprimir.

Com as atividades do Mestre do Saber você poderá atender às necessidades individuais de seus alunos (ou filhos) com facilidade. 

Economize tempo, visite o site e veja as atividades prontas para recuperar o tempo perdido durante a pandemia. Invista na educação do seu filho/aluno.

Dicas que podem ajudar na alfabetização infantil pós pandemia

  1. As crianças não devem ser forçadas a aprender quando ainda não estão prontas. Deixe-os observar as letras e atividades para familiarizar-se com elas.
  2. Use a curiosidade natural da criança. Envolva-os em atividades onde você pode incorporar a escrita. Você pode ensiná-los, por exemplo, coisas sobre animais, carros, brinquedos, personagens, etc. Comece a mostrar-lhes as letras que compõem o objeto escolhido, animal ou personagem, e depois leia coisas sobre elas.
  3. Mostre que as letras estão presentes em mensagens escritas em todos os lugares. É necessário usar diferentes elementos, como nomes de rua, lista de compras, histórias, etc., para mostrar às crianças que a escrita está em toda parte e que elas precisam aprender.
  4. Evite repetição e tédio. Use diferentes atividades e tente tornar o aprendizado divertido.
  5. Use a escrita e a leitura para compartilhar experiências cotidianas com as crianças. Como exemplo, você pode usar um conjunto de instruções escritas, como aquelas que contêm instruções para encontrar um brinquedo.
  6. Ajude-os a entender a importância das letras e o que podem fazer com elas.
  7. Seja um exemplo para eles. Se você quer que seus filhos gostem de ler e escrever, leia com frequência e tenha sempre livros e textos à mão.
  8. Leia em voz alta para eles. É uma maneira de incentivar o amor pela leitura e fazê-los entender o que está nos livros.
  9. Seja paciente com as crianças. Aprender a ler e escrever não deve se tornar algo traumático. Não force as crianças e quando você procura educá-las, seja paciente e compreensivo.

Conclusão

A alfabetização sempre foi desafiadora, mas com a pandemia as coisas desandaram de vez.

Inúmeros dados comprovam que milhares de crianças no mundo estão em déficit e possuem dificuldade de aprendizado devido ao fechamento das escolas, que as impediram de aprender e socializar.

E o papel dos pais e professores na educação infantil torna-se ainda mais importante hoje.

Portanto, é um dever de todos ajudar as crianças a recuperarem o tempo que perderam. 

E um bom começo são as atividades para educação infantil que podem ser encontradas no site Mestre do Saber.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

De olho em vaga na Libertadores, Botafogo recebe o Santos

Artigo Anterior

Brasil tem 9,4 mil novos casos e 80 mortes por covid-19 em 24 horas

Relacionados