Fake News: cuidado com a desinformação sobre a vacina



■ Coluna | Opinião
■ Por:
■ Débora Borges
■ Farmacêutica

Em geral não sou de expor minha opinião sobre quaisquer assuntos em redes sociais,  isso para evitar polêmicas e desgastes desnecessários. Entretanto, hoje me sinto na obrigação de expor, pois sou farmacêutica e tenho o dever de contribuir com a população.

Tenho notado, com uma certa indignação, alguns profissionais da área da saúde postando brincadeiras à cerca da Vacina da Covid 19, dizendo que ocorrerá uma mutação genética, transformando os seres humanos em jacarés, por exemplo.

Não estou dizendo que temos a obrigação de sermos exemplos, mas quando escolhemos uma profissão, principalmente essa que trata da parte mais sensível dos seres humanos,  que é a da saúde ou da falta dela, temos que ter em mente a nossa responsabilidade social de levar conforto e contribuir com melhorias para a sociedade. Esse é um dos nossos juramentos.

Logicamente entendo que isso se trata de uma brincadeira, contudo, a disseminação equivocada é muito séria e algumas pessoas acreditam que realmente pode acontecer essa mutação, fazendo com que tenham medo de se imunizar. Muitos esforços e investimentos na ciência estão sendo feitos para que voltemos à vida normal o mais rápido possível.

Acompanho diariamente todas as notícias “NÃO FAKES” relacionadas e a vacina foi liberada para uso por um órgão extramente sério, competente e que está entre os melhores do mundo, que é a nossa AGÊNCIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA).

A liberação foi realizada levando em consideração as boas práticas na fabricação de medicamentos, dentre outros requisitos. Foi realizada análise sobre as principais reações adversas ou efeitos colaterais que podem ocorrer, trazendo mais segurança no uso. Diante das minhas experiências na área da saúde, nota-se que reações não conhecidas podem surgir, assim como em qualquer medicamento, porém com uma frequência muito menor.

Então, vamos disseminar coisas boas para diminuir o medo das pessoas. Vamos dar crédito à essa vacina que é gratuita, segura e que muito contribuirá para a volta das nossas rotinas. Qualquer dúvida procurem o farmacêutico ou o médico!

Imagem (ilustrativa): Time Out.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Efeitos da pandemia: alta demanda por procedimentos estéticos no rosto e nos dentes

Artigo Anterior

Jovens comprometidos: número de consumidores de 18 a 24 anos que não quitam débitos dispara em BH

Relacionados