Saúde bucal pode reduzir as chances de contágio do Coronavírus

0
484

Boa higiene é um dos principais responsáveis pela preservação do sistema imunológico

Nos últimos dias, o Coronavírus se tornou o assunto mais comentado mundialmente. Após o surto de contágio em diversos países do mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o problema como pandemia e, no Brasil, as pessoas ainda buscam mais informações e se preocupam com formas de prevenção, já que ainda não foi desenvolvida uma vacina. Neste cenário de insegurança, a saúde bucal é aliada para controlar o problema, pois ela é um dos principais responsáveis pela preservação do sistema imunológico.

A cirurgiã dentista e especialista em periodontia, Ludimilla Abi-Saber Toledo, explica que os problemas bucais podem contribuir para a redução da imunidade, pois na região existem milhares de bactérias que podem causar infecções e debilitar o sistema imune. “Algumas doenças bucais, como a gengivite e a periodontite, afetam diretamente o sistema imune do paciente, fazendo com que ele se torne mais suscetível ao contágio. Caso ele contraia a doença, a chance de mortalidade pode ser maior”, alerta.

Cuidados

A especialista esclarece que cuidar da saúde bucal deve ser um hábito constante para prevenir prevenir doenças gengivais e dentárias e, consequentemente, aumentar a imunidade. “Além disso, pacientes que possuem eficiência mastigatória trituram melhor os alimentos. Com isso, o organismo absorve melhor os nutrientes, melhorando a ingestão de vitaminas e sais minerais, tão importantes para o sistema imunológico”, explica.

Saúde Bucal x Coronavírus

De acordo com Ludimilla, um paciente que possui doenças bucais obtém um sistema imunológico mais debilitado, algo que favorece o aumento da mortalidade pelo vírus Covid-19 (Coronavírus). “O paciente deve cuidar bem da higienização, escovando os dentes e usando o fio dental de forma correta. Isso vai manter a cavidade bucal livre de placa bacteriana e diminuir a chance de instalação de doenças bucais ou o avanço delas, no caso de quem já esteja infectado”, orienta.

Recomendação

Neste momento, em que a epidemia cresce a cada dia no país, a especialista alerta sobre a importância de manter cuidados consigo mesmo e com quem está ao redor. “Procure um dentista para se certificar que sua saúde bucal está em dia e, caso necessite de um tratamento, faça-o o quanto antes para que você fortaleça seu sistema imune. É importante lembrar que o paciente que estiver com o coronavírus não deve ir ao dentista, os cuidados devem ser feitos em casa ou no hospital”, complementa.

Fonte: Ludimilla Abi-Saber Toledo, cirurgiã dentista, especialista em periodontia e capacitada em harmonização facial. É professora na pós-graduação em periodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic e sócia da Clínica Vitácea, em Belo Horizonte.

Artigo anteriorSantuário do Caraça suspende todas as visitas e hospedagens
Próximo artigoSaiba os seus direitos junto às companhias de energia elétrica
Editor e fundador do Jornal Brasil Agora [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ______________________________________________________________________________________________ Formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Relações Públicas (Universidade UIB/EUA), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP) e Economia (Universidade USIP/SP). Tem Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Univ. UEMC/Espanha) e atualmente cursa Direito (Universidade - UNIESP/FACSAL-BH/MG). Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui