Inverno é sinônimo de ganho de peso?

Entenda como o frio influencia na alimentação e consequentemente, na aquisição dos quilinhos indesejáveis 

 

Algumas pessoas relatam que o apetite aumenta durante o tempo frio. Isso pode ocorrer pelo fato de ficar em casa com mais frequência, logo a pessoa acaba cedendo às comidas prediletas. Assim, o corpo entra no modo de “economia de energia”, passando a armazenar gordura.

Hábitos não saudáveis são preocupantes, principalmente, em meio ao aumento no número de obesos. Segundo dados do Ministério da Saúde, 55,7% da população nacional está acima do peso e 20% dos adultos no Brasil estão obesos. O levantamento realizado mostra que, em pouco mais de uma década, houve aumento de mais de 80% da obesidade no país.

Muitos casos podem ser revertidos com uma mudança de hábitos e a busca por um estilo de vida mais saudável, incluindo alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. Porém, a maior dificuldade é convencer o paciente a abrir mão das facilidades e comodidades que a vida moderna oferece no que diz respeito à alimentação e deslocamento. “É difícil para a maioria preparar uma refeição saudável em casa, principalmente em meio a correria e estresse diário, já que encontra tudo pronto, industrializado e congelado. Da mesma forma em optar por subir as escadas de um prédio, pois podem simplesmente pegar um elevador”, explica o médico endoscopista e cirurgião Bruno Sander.

Tratamentos aliados do emagrecimento saudável 

Algumas pessoas não têm bons resultados sozinhas e não conseguem seguir uma dieta associada à atividade física, é preciso buscar uma ajuda médica para indicar a melhor forma de tratamento. “Atualmente, existe uma parcela grande de procedimentos e métodos seguros para emagrecer com saúde e manter os efeitos a longo prazo”, afirma Sander.

Um dos tratamentos mais comum é o balão intragástrico. “Ele proporciona ao paciente uma sensação de saciedade precoce que, posteriormente, ajudará bastante na perda de peso. Ele consiste em uma prótese flexível de silicone que é preenchida com 400ml a 700ml de soro fisiológico e um corante que permite a detecção em caso de vazamento. Ele é colocado por via endoscópica, sem cortes, internação ou cirurgias, com o paciente sedado. O balão entra vazio pela boca, passa pelo esôfago e chega ao estômago, onde é preenchido”, esclarece. O método é indicado para os pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 27kg/m². A introdução do balão é um procedimento simples e realizado ambulatorialmente. Não é necessária internação e o paciente é liberado cerca de 30 minutos após o procedimento. O período de tratamento dura cerca de um ano, sendo que o balão pode ser reajustado de acordo com a necessidade do paciente. No entanto, o resultado esperado só será alcançado caso o paciente mantenha uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, além do acompanhamento psicológico, caso seja necessário e indicado.

Dessa forma, é possível evitar o aumento de peso durante o inverno,  com atividades físicas, boa alimentação e hábitos de vida saudáveis, como dormir bem e evitar o estresse. “Mas atenção, o acompanhamento profissional é imprescindível, pois irá determinar qual o problema de cada paciente e definir se precisa de algum tratamento mais específico, por exemplo,  o balão intragástrico”, alerta o médico.

HOSPITAL DIA SANDER MEDICAL CENTER 

Para emagrecer com saúde, busque quem entende do assunto! Quer conhecer mais sobre os tratamentos para emagrecimento saudável e combater os males causados pela obesidade? Entre em contato com o Sander Medical Center, tire dúvidas e marque sua avaliação!

Telefones: (31) 3588-1155 – (31) 3261-4515

WhatsApp: (31) 98010-5000

Endereço: Avenida Bernardo Monteiro, 1265 – Funcionários/Belo Horizonte.

Redes sociais: @sandermedicalcenterbh – @drbrunosander

www.sandermedicalcenter.com.br

Artigo anteriorGoverno inclui dois trechos de ferrovia no PPI
Próximo artigoComo cuidar da saúde durante o tempo frio e seco
■ Jornalismo: Jornalista Editor e um dos fundadores do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ■ Filiado: FENAJ/Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) & FIJ ■ Diretor em Minas Gerais da Associação de Imprensa Nacional (AIN). _____________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Publicitário e Diretor [ Agência Grupo Conteúdo (GC) - Administradora de Jornais / Sites ] _____________________________________________________________________ ■ Advocacia: Advogado Gestor [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Membro da Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)" - Sindicato dos Advogados de MG. _____________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ _____________________________________________________________________ ■ Formação Acadêmica: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecomunicações & TV (F.Nossa Senhora Aparecida / EAD). _____________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]