Obesidade X Varizes



Doença pode aumentar as chances do aparecimento de varizes

 

A obesidade é fator de risco e facilita o surgimento de outras doenças, incluindo,  as varizes, por exemplo. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de obesos aumentou cerca de 67,8%, o que eleva a chance do surgimento de varizes. “Em uma pessoa obesa há mais risco de desenvolver o problema,  pois aumenta o volume sanguíneo na veia, prejudicando assim, a circulação”, explica o angiologista Guilherme Jonas.

O sobrepeso contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos. “Sem contar que estas pessoas ainda contam com mais gordura entre os órgãos, proporcionando uma pressão interna sobre as veias que servem de canal para o retorno do sangue ao coração. Se o sangue não consegue percorrer o caminho como deveria, parte dele acaba ficando retido na veia da perna, o que causa a dilatação e a formação das varizes”, completa.

Mesmo tendo maior chance de aparecer em pessoas obesas, o diagnóstico não é tão simples.  “Não são todos os sinais característicos não ficam visíveis, como veias torcidas e inchadas. O que complica a realização das avaliações, necessitando do auxílio de um exame de ultrassonografia”, revela Guilherme.

 

Atenção

Além da obesidade, há outros fatores que contribuem para o surgimento das varizes, que podem levar à trombose. O médico dá dicas de alguns cuidados para evitar esse problema:

– Manter um peso equilibrado;

– Ter uma alimentação balanceada e saudável (rica em fibras e em nutrientes variados);

– Realizar consultas rotineiras com especialistas;

– Praticar atividades físicas;

– Dormir bem para evitar um desequilíbrio do metabolismo;

– Dentre outras práticas que possam ser solicitadas pelo seu médico.

Lembre-se: qualquer sinal ou sintoma incomum, procure um médico. “Somente o especialista poderá te dar o diagnóstico correto e indicar a melhor forma de tratamento”, reforça o médico.

 

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

IBGE prevê safra recorde de grãos em 2022

Artigo Anterior

Todo cuidado é pouco

Relacionados