Cientistas brasileiros desenvolvem produto natural com efeito na redução de gorduras viscerais excessivas

0
664

Foto: Divulgação

Produto é fruto de 10 anos de pesquisa e o estudo foi publicado em importantes revistas científicas internacionais; processo de obtenção do composto foi desenvolvido no Departamento de Farmacologia da UERJ, em colaboração com a Kiolab Laboratórios

 

Um produto desenvolvido por cientistas brasileiros, fruto de mais de uma década de pesquisa, mostrou-se altamente eficaz como uma forma natural de contribuir no combate à obesidade e ao excesso de peso. O produto nutracêutico, batizado de GOfit, tem como ingrediente um complexo molecular extraído do núcleo de uma fruta rica em polifenóis da classe das antocianidinas e com capacidade antioxidanteDisponibilizado em forma de cápsulas naturais, que não possuem contraindicações, GOfit começou a ser vendido, neste mês, no mercado nacional e foi patenteado no Brasil, EUA e Canadá.

Método científico

As pesquisas científicas realizadas no Departamento de Farmacologia da UERJ e nas dependências da Kiolab Laboratórios, coordenadas pelos professores Roberto Soares de Moura e Luiz Pianowiski, sugerem benefícios que contribuem para a melhora das funções metabólicas e apontam as antocianidinas como as responsáveis pelos efeitos benéficos do produto. Ao longo de mais de dez anos, o composto molecular usado como matéria-prima de GOfit foi testado e estudado por profissionais bioquímicos, farmacêuticos e médicos.

As experiências pré-clínicas apontam para um efeito benéfico do uso do extrato do núcleo da fruta como solução nutracêutica de alta eficiência para auxiliar no combate à síndrome metabólica e, consequentemente, seus fatores de risco. Os ensaios pré-clínicos também sugerem um excelente efeito anti-hipertensivo e de auxílio no combate de diabetes tipo 2 e esteatose hepática, além de redução da gordura visceral, do colesterol e dos triglicerídeos.

“Trata-se de um alimento funcional, que deve ser consumido de maneira preventiva para ajudar no controle da síndrome metabólica, conforme sugerido nos estudos farmacológicos. É um conjunto de flavonoides altamente antioxidante que potencializa o efeito e possibilita a resposta farmacológica positiva”, explica Luiz Pianowiski.

Os testes foram publicados como artigos em publicações científicas internacionais.

O produto foi patenteado e também testado e validado pelo Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP), que comprova risco zero de toxicidade.

Matéria-prima 

A matéria-prima de GOfit é um composto fenólico concentrado, 100% natural, vegano, com alta estabilidade molecular e constituído por um conjunto de flavonóides extraídos do núcleo de uma fruta. A planta é típica da Amazônia bastante conhecida por seu poder energético, mas também por ser rica em compostos que atuam com os mais altos níveis de antioxidantes conhecidos, protegendo o organismo da ação de radicais livres.

O poder antioxidante dos polifenóis e flavonoides (antocianidinas) e as ações benéficas que essas substâncias promovem na saúde do coração vêm sendo estudados e comprovados há muitas décadas. Nos anos 1990, por exemplo, ficou famoso o termo “paradoxo francês”, referente ao fato de que a França é conhecida pelos hábitos alimentares que incluem grandes quantidades de gordura animal saturada, que pode aumentar a incidência de doenças cardiovasculares. No entanto, por lá a taxa de mortalidade relativa a esse tipo de quadro clínico é baixa. Os estudos revelaram que a resposta para este fato estava no consumo regular e moderado de vinho, que tem como matéria-prima principal a uva, rica em polifenóis.

Emagrecimento

Tal como ocorre no paradoxo francês, em que os polifenóis e flavonoides atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, a literatura científica afirma que uma alimentação rica nesses compostos tem também importante papel na redução de riscos da obesidade. Dessa forma, as experiências pré-clínicas sugerem que o extrato hidroalcoólico do núcleo da fruta pode exercer um efeito salutar e altamente eficaz no auxílio ao combate à obesidade.

Além da alta incidência de pessoas obesas que é verificada globalmente, a questão do acúmulo excessivo de gordura, sobretudo na região abdominal, tem associação direta com doenças crônicas, como dislipidemia, diabetes tipo 2, hipertensão e aterosclerose. Até o momento não há um tratamento farmacológico eficaz e seguro para a obesidade, de modo que a base do tratamento consiste em alterações do estilo de vida, considerando hábitos alimentares saudáveis e prática regular de atividades físicas. Nesse sentido, GOfit se apresenta como um alimento funcional que tem o efeito de potencializar essas mudanças, trazendo mais saúde e energia.

Dados do Ministério da Saúde revelam que 55,7% da população tem excesso de peso e que a prevalência da obesidade no país é de 19,8%, índice que teve aumento de 8 pontos percentuais em um período de 12 anos. O aumento de peso tem como causas fatores como maus hábitos alimentares e sedentarismo e provoca redução da qualidade de vida, além de agravar doenças, entre elas diabetes e doenças cardiovasculares. Não por acaso, esses quadros clínicos também derivam da síndrome metabólica, desajuste orgânico do metabolismo relacionado a fatores de risco como obesidade, gordura visceral, hipertensão, altos níveis de glicemia no sangue e redução do bom colester

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui