Tratamentos odontológicos devem continuar na pandemia?



Especialista alerta sobre importância de manter cuidados e continuar com os procedimentos já iniciados para evitar complicações

A pandemia da Covid-19 trouxe preocupações e muito medo para a sociedade em geral. Com isso, muita gente se sente inseguro para sair de casa mesmo quando necessário. Especialistas relatam que houve diminuição na busca por tratamentos odontológicos em clínicas e consultórios. Enquanto isso, alguns pacientes que estavam em tratamento, abandonaram as consultas antes de finalizá-las corretamente.

No entanto, a cirurgiã dentista Ludimilla Abi-Saber Toledo alerta que essa decisão pode ser prejudicial à saúde. “Dependendo do caso do paciente, não terminar um tratamento pode ter as mesmas consequências de não começá-lo. Portanto, pode haver a piora no quadro e ocasionar uma situação de urgência”, diz.

Ludimilla destaca que, para quem está com um tratamento em andamento, o mais seguro é continuá-lo e seguir as recomendações das autoridades em saúde. “Continue em contato com seu dentista para entender se o tratamento pode esperar ou não. Caso a sua situação exija a continuidade, não esqueça de se cuidar conforme as recomendações: evite aglomerações, higienize as mãos frequentemente e utilize máscaras. Além disso, os consultórios estão autorizados a atender as situações que não podem esperar seguindo todas as normas de higiene e prevenção contra a Covid-19”, acrescenta.

Cuidados em casa

Mesmo que não esteja passando por um tratamento odontológico, Ludimilla também enfatiza a necessidade de redobrar os cuidados dentro de casa. “Esse é um momento em que devemos fortalecer ainda mais a saúde para evitar a necessidade de ir a hospitais. Porém, ao passar mais tempo em casa, muita gente pode negligenciar os cuidados com a boca. Então lembre-se de manter a higienização completa, sempre após as refeições e continuar em contato com um profissional a distância para o acompanhamento de rotina”, recomenda.

Fonte: Ludimilla Abi-Saber Toledo, cirurgiã dentista, especialista em periodontia e capacitada em harmonização facial. É professora na pós-graduação em periodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic e sócia da Clínica Vitácea, em Belo Horizonte.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

10% da população brasileira convive com doenças reumáticas

Artigo Anterior

Campanha "Humanizar a pena. Promover a vida" já entregou quase 40 mil máscaras para a prevenção do coronavírus

Relacionados