Excesso de gordura pode ser prejudicial para o sistema gastrointestinal



Confira alguns alimentos que contribuem para o bom funcionamento digestivo

Geralmente, os problemas no sistema gastrointestinal são associados ao estômago ou ao intestino, porém, ele conta com diversos órgãos que trabalham de forma conjunta para extrair o máximo de nutrientes dos alimentos e garantir a absorção daqueles que são importantes para o organismo.

Esse sistema tem importância fundamental para o organismo. “Sem a absorção correta dos nutrientes, a saúde fica seriamente comprometida, por esse motivo qualquer anormalidade no seu funcionamento é sinal de alerta”, frisa o cirurgião e endoscopista Bruno Sander.

Um grande vilão é o excesso de gordura, além de contribuir para o surgimento de doenças, influencia na digestão. “Alimentos gordurosos comprometem o fechamento do esfíncter inferior (válvula do esôfago) e favorece os quadros de doença do refluxo, pois o acúmulo de gordura no abdômen aumenta a pressão no estômago e exige um esforço maior do esfíncter. Outro ponto importante é que a gordura demora mais tempo a ser digerida, pois não é solúvel em água e leva mais tempo para ser quebrada no organismo”, explica.

Cuidados 

A principal dica é evitar alimentos muito gordurosos e optar por uma alimentação balanceada. “Optar por frutas, legumes. Evitar alimentos como, café, refrigerante, frituras em geral e bebidas alcoólicas. Além disso, alguns hábitos precisam ser extintos como, tabagismo e a má ou rápida mastigação”, exemplifica o médico.

Além disso, a atividade física é grande aliada para o bom funcionamento do trato digestivo. “Atividades aeróbicas rotineiras reforçam os músculos do estômago. O ideal é realizar de três a cinco vezes por semana, durante 20 a 40 minutos por sessão. Mas atenção, não pratique atividades físicas logo após se alimentar, pois isso influencia na má digestão. É importante dar um intervalo de pelo menos 20 minutos”, finaliza.

Fonte: Bruno Queiroz Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (RQE: 14270/32354/41292).

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Cabelos cacheados e crespos precisam de cuidados redobrados no inverno

Artigo Anterior

Covid-19: Rio pode suspender aplicação da 1ª dose por falta de vacinas

Relacionados