Janeiro Branco: Psicóloga fala sobre a importância da inteligência emocional para saúde mental

Camila Ribeiro


Camila Ribeiro é especialista em inteligência emocional e salienta que a habilidade pode ser desenvolvida ao longo da vida

Em 2023, cerca de 52% dos brasileiros citaram a saúde mental como o principal tema de preocupação em suas vidas, de acordo com um monitoramento da Ipsos. O assunto, que antes era um tabu na sociedade, está cada vez mais em evidência, especialmente graças a campanhas como o Janeiro Branco, criada em 2014.

A iniciativa surgiu com o objetivo de alertar para a necessidade de cuidar da saúde mental. A cor branca e o mês de janeiro foram escolhidos por representarem a paz e um período do ano em que muitas pessoas estão focadas em traçar novos planos e mudanças.

A Psicóloga Camila Ribeiro explica que uma das dificuldades é entender que a saúde mental existe através da inteligência emocional. Trata-se da capacidade de ter consciência das suas emoções, saber gerenciar os sentimentos como raiva, tristeza e até alegria, e também de se colocar no lugar do outro. Seja na vida profissional ou pessoal, essas características ajudam a ter melhores relacionamentos e se desenvolver de forma saudável, produtiva e empática.

Além de ser referência na área de inteligência emocional, Camila viveu a experiência de precisar se superar e gerenciar as emoções em sua vida. Após ter sofrido abusos sexuais e depressão na adolescência, ela descobriu a importância da Psicologia e passou a sonhar com a carreira. Pobre e moradora da Baixada Fluminense, ela enfrentou os preconceitos e ingressou na faculdade aos 29 anos. 

Camila Ribeiro

Foi ao perceber os obstáculos e preconceito com o cuidado da saúde mental na cidade em que vive que ela criou a primeira clínica de Japeri especializada no tema, a CLINtede – Clínica de Terapia e Saúde. Atualmente, ela já incorporou o atendimento online à clínica e alcança pessoas de todo o país e no exterior.

“O diferencial é o olhar empático, respeitando a dor do outro e validando cada história que chega até mim”, salienta Camila. Segundo ela, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida. O termo surgiu por volta de 1990 e é cada vez mais essencial para que o racional e o emocional possam se equilibrar.

Conforme Camila, a inteligência emocional auxilia a enxergar com clareza as situações da vida. A partir disso, é possível agir com mais inteligência, traçar planos para vencer os desafios, ser resiliente e até um bom líder. Você pode acompanhar mais sobre o tema seguindo a profissional no Instagram @camiladeribeiro e também seguindo a clínica @clintedeoficial

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Jogos de Integração da Amizade e Solidariedade – Joias 2024 promete agitar Mário Campos

Artigo Anterior

Allp Fit inaugura unidade com equipamentos de alta tecnologia

Relacionados