Alcoolismo aumenta entre jovens e Luíz Gustavo T. das Neves, especialista, alerta para consequências na vida adulta

alcoolismo


Brasileiros estão começando a consumir bebidas alcoólicas cada vez mais cedo. Entenda como isso influencia no trabalho das clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras.

O Brasil está se aproximando dos Estados Unidos em um dado negativo: quase 3% dos brasileiros acima de 15 anos são alcoólatras, segundo a Sociedade Brasileira de Neurologia. No país norte-americano, esse índice é de 5,3% para jovens acima de 12 anos. Um dos riscos de abusar do álcool desde a adolescência é que isso aumenta a chance de desenvolver Transtorno por Uso de Álcool (AUD), além de ter problemas no desenvolvimento cerebral.

Os especialistas alertam também que o uso prolongado e excessivo de bebida alcoólica contribui para casos como acidentes na direção de veículos, overdose, depressão e ansiedade. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também registrou que o consumo de álcool entre jovens de 13 a 17 anos aumentou de 52,9% para 63,2% em 2019.

Essa realidade está gerando adultos que precisam do atendimento de clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras. Apesar do preconceito, o Assistente Psicossocial da clínica Recanto Green Life, Luiz Gustavo T. das Neves, destaca que é fundamental quebrar o ciclo do vício para conseguir se restabelecer e desintoxicar.

familia

O profissional explica que muitos casos atendidos são de internação involuntária, motivados pelo desespero da família em ajudar aqueles que amam. Contudo, há também muitas pessoas que buscam ajuda de forma espontânea. Para atender a todas as situações, a clínica de recuperação Recanto Green Life possui serviço de resgate 24h, além de uma equipe com profissionais como clínico geral, psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, nutricionista, terapeutas e outros.

Segundo Luíz Gustavo, acolher a família também é importante, buscando entender e sentir o que todos estão passando para poder determinar o melhor plano de tratamento. A desintoxicação é uma das etapas, mas há todo um processo a ser seguido ao lado dos profissionais especializados, salienta o Assistente Psicossocial.

Entre os destaques do Recanto Green Life, está a empatia. O lema da equipe de profissionais cita que é preciso abdicar do próprio eu para cuidar do outro. Além disso, o ambiente deve transmitir segurança e tranquilidade para que todos se sintam respeitados. O objetivo final é a desintoxicação, aceitação, conscientização, mas também a reintegração à sociedade, que é um dos principais desafios para os pacientes na retomada da sua vida.

da clínica de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras

Para entender melhor o trabalho do Recanto Green Life, é possível acompanhar no Instagram @recantogreenlife. No site recantogreenlife.com.br também há mais informações e canais de contato.

Contatos para o público: Fone: 0800 591 8445
WhatsApp: (11) 5026-4708

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Shoppings de BH arrecadam materiais escolares para famílias em situação de vulnerabilidade social

Artigo Anterior

“VENTRES DA TERRA” É O TEMA DO CORTEJO DO PENA DE PAVÃO

Relacionados