Ainda que a maioria das pessoas já tenha ouvido falar sobre essa iniciativa, nem todo mundo sabe qual é a origem da campanha Setembro Amarelo, ou como ela realmente pode proporcionar um impacto social positivo na vida de muitas pessoas.
Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio em diversos países. A campanha acontece no Brasil desde 2015, e o mês foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Neste conteúdo, iremos contar a origem da campanha, bem como sua importância e como as marcas podem contribuir para que ela tenha um alcance ainda maior. Continue a leitura para conhecer mais.
Setembro Amarelo: qual é a origem da campanha?
A campanha tem origem em uma triste história. Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme cometeu suicídio dentro de seu carro, um Mustang 68 amarelo que ele mesmo havia reformado.
Surpresos com a tragédia e sem entender muito bem os motivos que levaram o jovem a tirar a própria vida, os pais de Mike, junto com amigos do filho, decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas para diversas pessoas de sua cidade. Nos cartões haviam mensagens de apoio, e o objetivo era ajudar pessoas que pudessem estar passando pelos mesmos problemas emocionais que fizeram Mike tirar a própria vida.
A ideia a família Emme repercutiu mundo afora e desencadeou movimentos de prevenção ao suicídio em diversos lugares. Até hoje, a fita amarela é o símbolo da prevenção ao suicídio.
A campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo foi adotada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
A relevância do Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo tem a importante função de conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como auxiliar aqueles que estão passando por momentos difíceis.
Atualmente a campanha não é reconhecida oficialmente em âmbito nacional, mas esse reconhecimento já acontece na maioria dos estados e municípios do país. Isso mostra que, a cada ano, a relevância do Setembro Amarelo aumenta e sua importância é valorizada.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio. Quando levamos em consideração o mundo todo, o tempo cai para apenas 40 segundos. Isso significa que, todos os anos, mais de 800 mil pessoas perdem a vida desta forma. Os números também apontam que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
Por isso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) conta com diversas iniciativas de prevenção e divulgação.
Como as marcas podem contribuir para esta campanha?
Muito além de uma ação de instituições e governos, o Setembro Amarelo também conta com o apoio de diversas marcas durante o mês em que a campanha acontece.
As marcas brasileiras podem contribuir, e muito, para a difusão da campanha, conscientizando o seu público da importância de falar sobre o suicídio e de ajudar as pessoas em situação de fragilidade emocional.
No entanto, isso deve ser feito de forma genuína e não apenas como mais uma campanha publicitária. Atualmente a relação entre clientes e marcas é muito mais estreita e vai além do consumo propriamente dito. Portanto, elas possuem uma verdadeira função social de responsabilidade com o tema. É importante que as marcas tenham o zelo de transmitir uma mensagem verdadeira, de forma consciente e proativa.