Visualize a seguinte situação: depois de algumas horas de uso, a bateria de seu smartphone ameaça acabar. É metade do dia, ainda, e você precisa muito continuar utilizando o celular. Não há uma tomada por perto e a porcentagem no alto da tela, ao lado da bateria, continua a decrescer. Sem expectativa de poder carregar seu dispositivo, só lhe resta esperar a carga acabar. Em tempos de pessoas conectadas a todo instante, essa cena chega a ser assustadora, não é mesmo?
Isso porque nossos dispositivos, como celulares e tablets, estão juntos de nós a todo momento. Eles são parte importante de nossa rotina, sendo protagonistas em diferentes atividades, como trabalho, diversão, entretenimento e até mesmo para relacionamentos. Assim, se ver sem a possibilidade de usar seu gadget é realmente algo complicado.
Tamanha é a preocupação de manter o celular ligado que, para evitar o fim da bateria, muitas pessoas recorrem ao modo de economia, diminuem o brilho da tela ou mesmo desligam a rede 4G ou a localização GPS. Mesmo assim, frequentemente não chegam ao fim do dia com uma única carga.
Para evitar o inconveniente de passar por toda essa frustração, uma solução bastante eficiente é ter sempre à disposição um carregador portátil. Você conhece esse tipo de dispositivo?
Também chamado de bateria externa ou de powerbank, com um desses você não tem motivos para se preocupar quando o assunto é bateria de celular ou qualquer outro gadget. Isso porque se ela estiver no fim, basta conectar seu aparelho ao carregador e portátil e vida que segue.
Tudo isso sem depender de uma tomada nas proximidades. Por isso, a mobilidade que o powerbank oferece é uma grande vantagem. Além de garantir mais tempo de utilização do seu dispositivo, ele também evita que você fique parado por muito tempo em locais públicos com o celular em mãos, correndo risco à toa.
Se você está interessado em adquirir um carregador portátil, saiba que é necessário conhecer algumas informações antes de acertar em cheio na compra. A seguir, vamos te contar um pouco mais sobre o que você deve se atentar antes de fazer a sua compra.
O CONECTOR DO POWERBANK DEVE SER COMPATÍVEL COM O SEU DISPOSITIVO
Assim como com os carregadores de parede, só é possível efetuar o carregamento de seu smartphone se houver compatibilidade entre o conector do smartphone e a entrada da bateria externa. Se o seu aparelho conta com o padrão USB ou USB-C, fique tranquilo, pois praticamente todos os powerbanks contam com essa opção.
Se você usa um gadget Apple, ao contrário, deve-se atentar um pouco mais. O conector Lightning é diferente do USB, e você deve verificar se o carregador portátil é compatível.
A CAPACIDADE DO CARREGADOR
Se você já buscou por bateria externa, sabe que cada uma conta com um valor de capacidade. A lógica é simples, quanto maior o valor em mAh (miliampère-hora), mais cargas ele pode dar em seu gadget. Verifique qual a capacidade do seu smartphone (também em mAh) para poder escolher o carregador ideal. Existem modelos que variam entre 2.000 mAh (geralmente capaz de dar uma carga completa) até 10.000 mAh ou 20.000 mAh.
É importante lembrar que quanto maior a capacidade de carga, maior também será o tamanho e o peso do acessório.
CERTIFICAÇÃO DE SEGURANÇA
Por se tratar de um aparelho que envolve carregamento e armazenamento de energia, é fundamental que você opte sempre por produtos atestados como seguros pelos órgãos reguladores responsáveis. Procure sempre pelo selo da Anatel, a agência responsável por verificar a qualidade e a segurança desses itens.
KEYWORD VOLUME
carregador portátil 165.000
powerbank 9.900
bateria externa 4.400