Igarapé Bem Temperado celebra a 15ª edição; festival gastronômico acontece de 18 a 21 de maio

Carlos Stan / IBT.


Um evento para saborear comidas típicas mineiras, sentir o cheiro da cozinha e temperos da roça e conhecer mais sobre as tradições gastronômicas centenárias. Este é o Festival Igarapé Bem Temperado, que acontece, entre os dias 18 e 21 de maio, na Praça Miguel Henriques, com uma vasta programação cultural e gastronômica, além de diversos workshops.

De acordo com a organização, a edição a 15ª edição do festival será marcada pela apresentação do reconhecimento público de uma nova leva de Mestras da Culinária de Igarapé e, ainda, pela presença de chefs proprietários de restaurantes da região que têm se destacado, como é o caso de Reinaldo Mendes, proprietário e responsável pelo cardápio da Casa do Rei Bistrô, em São Joaquim de Bicas e, Rodrigo Costa, chef e sócio proprietário da Casa Ybirá, em Betim.

Tradição

Carlos Stan / IBT

Muitas das Mestras pioneiras do festival já não estão mais atuando no cotidiano de suas cozinhas, a maioria das que participam do festival desde o início já estão com mais 80 anos, a exemplo da Mestra Maria do Sindicato, de 80 anos, que ainda cozinha durante o festival. Já a dona Maria do Freguesia, de 93 anos, não está mais na lida da cozinha, mas faz questão de estar com as filhas e netas que participam do festival, dando prosseguimento à tradição da família.

História

Criado em 2005, o evento surgiu após a conclusão da pesquisa “Retratos e Histórias” sobre Igarapé, realizada pelo idealizador do festival, pesquisador e fotógrafo Carlos Oliveira Stan e pela historiadora Cássia Resende Coelho. Na época, ao perceber que a história da cidade está fortemente ligada às tradições alimentares e ao modo de fazer culinário da sua população, Stan decidiu criar o festival para promover este importante patrimônio cultural da cidade. Neste ano, o festival chega a 15ª edição.

PROGRAMAÇÃO

15º Igarapé Betim Temperado – 18 A 21 DE MAIO

Programação Gastronomica e Cultural 

Uma seleção de receitas inspiradas na cozinha e quintais das Mestras – workshops degustação com mestras e chefs convidados – quitandas – doces – licores, geleias – bebidas e cervejas – apresentações musicais – artesanato – tradição arte e cultura.

QUINTA 18 DE MAIO– 18h às 23h40

18h – Abertura com presença de autoridades, apoiadores e patrocinadores, comissão organizadora do festival, pesquisadores e chefs convidados. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

18h40 – Apresentação de novas Mestras da Culinária de Igarapé. Local: Espaço Cozinha Show.

19h40 Feijão Angu e Couve e Croquete de Porco – Workshop Degustação com a Mestra Dolores Henriques e Reinaldo Mendes, chef executivo da Casa do Rei Bistrô – São Joaquim de Bicas. Local: Espaço Cozinha Show.

21h30 Espetáculo Musical com o Trio Amaranto. Grupo vocal formado pelas irmãs Flávia,

Lúcia e Marina Ferras, de BH, chegam ao IBT, acompanhadas pelo baixista Kiko Mitre e o violonista Renato Saldanha, com o show “Amaranto Canta Beatles”. Com arranjos e timbres criados especialmente para este espetáculo, o repertório traz grandes sucessos da lendária banda de Liverpool e ainda canções de artistas mineiros que tiveram forte influência dos Beatles. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

23h40 Encerramento do primeiro dia do festival.

SEXTA 19 DE MAIO – 18h às 23h40

18h Abertura do segundo dia do festival.

18h40 -Engrossadinho de frango caipira com taioba e bolinho de língua – Workshop

Degustação com Mestra Elzira Ribeiro e Rodrigo Costa, chef executivo do restaurante

Casa Ybirá – Betim. Local: Espaço Cozinha Show.

20h Momento Memória Culinária e Outras Lembranças, Chá com quitandas e prosa de cozinha com Mestras do movimento IBT. Local: Espaço Cozinha Show.

21h40 Show musical com Rafaela Fausino e Banda. Cantora, compositora e violonista, Rafaela é uma das mais marcantes artistas da região. Amante da boa Música Popular Brasileira, ela chega pela primeira vez ao palco do IBT com canções autorais e clássicos de grandes nomes da MPB. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

23h40 Encerramento do segundo dia do festival.

SÁBADO 20 DE MAIO – 10h às 23h40

10h Abertura do Terceiro dia do festival.

12h Oficina de Culinária Infantil “Receitinhas de vó para agradar a criançada” – Chef Hellen

Campos, graduada em gastronomia pela Faculdade Estácio de Sá e docente em cursos de formação profissional de Cozinheiros do SENAC, irá preparar para as crianças uma releitura do “Biscoitinho de Natas com Amendoim”. Essa receita foi inspirada nos registros de inventário do patrimônio cultural de Igarapé, de 2006. Consta na entrevista de Crenadir Aguiar e José Pedro de Carvalho e, por meio deles, o IBT faz menção de gratidão a todos aqueles que, mesmo nunca tendo participado diretamente do festival, foram de grande importância para a valorização e difusão da nossa tradição culinária. OBS: Serão 40 vagas, para crianças de 6 a 12 anos. As inscrições acontecem, no local, 30 minutos antes da oficina. Toda criança deverá estar acompanhada dos pais ou responsável legal. Local: Espaço Cozinha Show.

14h Caçarola Italiana – workshop degustação com o pesquisador e cozinheiro Lucas

Mourão e a Chef Denise Garcia, ativistas do @slowfood, em Belo Horizonte. A receita do doce servirá como motivação para conversar com o público sobre a questão do desaparecimento e ou a substituição das receitas tradicionais no contexto do avanço da modernidade. Ainda, durante o workshop, teremos a presença de Marina Mipus, do @sonhoverdedevida que irá dialogar com Lucas, sobre PANC, preservação dos quintais e multiplicação de espécies de sementes como a do milho da palha roxa e alguns feijões tradicionais que ainda são cultivados por algumas famílias na região. Local: Espaço Cozinha Show.

15h Show com Dama-triz. Uma dupla de músicos que vale por uma banda inteira! O casal de músicos Ailla Rennó e Vagner Ferreira traz ao IBT versões especiais de grandes sucessos internacionais, nacionais e canções autorais pra lá de divertidas. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

18h Momento Memória Culinária e Outras Lembranças, Chá com quitandas, mostra de vídeos

e prosa de cozinha com Mestras do movimento IBT – Local: Espaço Cozinha Show.

19h Exibição Audiovisual – Igarapé 60 Anos de História – 300 Anos da Chegado dos Pioneiros

– Vídeo com depoimentos de moradores de Igarapé sobre a história da cidade. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

22h Show com Juarez Roberto e Banda. Cantor e compositor de Belo Horizonte, Juarez vem se apresentando pelos palcos de todo o Brasil com canções autorais e interpretações do melhor da MPB, samba e pop nacional. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

23h40 Encerramento do terceiro dia do festival.

DOMINGO 21 DE MAIO – 9h às 18h

09h Abertura do quarto dia do festival com Encontro de Mestras da Culinária Pioneiras do IBT. Degustação de biscoito assado no forno a lenha e mesa de bate-papo com as mestras e o curador do festival Igarapé Bem Temperado – Local: Espaço Cozinha Show.

11h Apresentação da Banda Lira de Santo Antônio. A maestrina Maria Angélica Paulino faz a regência da tradicional banda de instrumentos de sopro da cidade, trazendo ao festival o clima das quermesses de antigamente. No repertório, machinhas e dobrados. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques da Silva.

13h Show com o Grupo Cordas e Cores – Formado por jovens músicos de Igarapé, o quinteto instrumental de cordas faz um passeio musical indo dos clássicos à música popular brasileira.

Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques da Silva.

16h Apresentação musical com a cantora e compositora Guida Grigório e Banda. Flashack com clássicos da canção brasileira desde os anos 1960, relembrando sucessos de artistas como Tom Jobim, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Pepeu Gomes, Emílio Santiago, Benito de Paula, entre outros. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

18h30 Encerramento da programação dos 4 dias do Igarapé Bem Temperado 2023.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

O que você precisa saber antes de declarar o IRPF 2023

Artigo Anterior

UFRJ reunirá pesquisadores para discutir desigualdades

Relacionados