A Chefa: Maria Docarmo, líder comunitária é símbolo de garra e honestidade

Maria Docarmo


Ela é a prova que é possível fazer muito gastando apenas o necessário do dinheiro público

Em meio a um cenário marcado por escândalos e corrupção, Maria Docarmo Rocha Cantanhede se destaca como um exemplo de esperança e integridade.

Maria, conhecida carinhosamente como “A Chefa”, é uma líder comunitária que tem demonstrado ser possível promover mudanças significativas em uma comunidade gastando apenas o necessário dos recursos públicos.

Proveniente de origem muito pobre, ela conheceu desde cedo a dura realidade de quem não tem a quem recorrer para pedir ajuda:

“Aos 7 anos meu pai faleceu, nos deixando em uma situação muito difícil. Logo após, a minha mãe teve um AVC. Eu e meus irmãos, ainda crianças, tivemos que assumir o papel de adultos. Todos nós trabalhávamos, em casa ou na rua, para manter a nossa sobrevivência diante daquela situação”, relembra.

Maria Docarmo

Ciente da importância da comunidade ter com quem contar, Docarmo assumiu, ao longo dos anos, diversos papéis de liderança em sua comunidade, no Maranhão. Conhecida por sua habilidade em encontrar soluções criativas para os problemas locais, muitas vezes trabalhou com recursos limitados.

“Comecei a trabalhar na minha comunidade e virei líder comunitária. Inclusive, hoje, tenho uma escola comunitária, além de um projeto voltado para idosos, e já trabalhei também no projeto Mutirão Rua Digna, que usa a mão-de-obra dos moradores, gerando emprego e renda”, explica.

Sua abordagem pragmática e dedicação incansável atraíram o apoio do Ministro Flávio Dino, gerando a atenção e o respeito por onde passa. Os próprios moradores, sempre que podem, agradecem os benefícios desses projetos tão transformadores. 

Maria Docarmo

“Quando chovia, a minha casa alagava e eu tinha certeza de que nesse inverno ela iria cair. Essa obra foi a melhor coisa que já aconteceu no nosso bairro. Não tem nenhuma rua mais bonita que a nossa. Eu tinha vergonha da minha casa, hoje eu sou muito feliz. Flávio Dino é o melhor governador do mundo”, comemora a moradora de uma das comunidades beneficiadas pela ação da líder comunitária.

Para saber mais informações sobre os projetos desenvolvidos por Maria do Carmo Rocha Cantanhedese, acesse: https://www.instagram.com/docarmolisboa_/

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Santa Catarina permanece em alerta para temporais

Artigo Anterior

Relatório final da CPMI dos atos golpistas será apresentado amanhã

Relacionados