Bike no dia a dia vale a pena?



Sabemos que andar de bicicleta pode ser uma prática muito prazerosa e benéfica à saúde, e cada vez mais pessoas vêm aderindo o uso das bicicletas como meio de transporte ou como hobby, e até se tornando ciclistas profissionais, fazendo trilhas e participando de corridas. Mas será que usar uma bike no dia a dia vale a pena? Neste artigo iremos apontar alguns benefícios que podem te convencer a aderir a bicicleta na sua rotina.

Entenda porque usar uma bike no dia a dia vale a pena

Praticar ciclismo traz inúmeros benefícios à saúde, e o principal deles é o emagrecimento. Com o corpo todo em movimento, você queima calorias e perde peso facilmente. Aderir ao ciclismo é uma ótima alternativa para quem precisa emagrecer de forma natural. Além disso, o ciclismo favorece no fortalecimento do pulmão, na eliminação de toxinas, reduz o colesterol, regula os níveis de açúcares no sangue, fortalece os músculos da perna e glúteos, alivia o estresse promovendo o bem-estar, entre tantos outros benefícios. Sem dúvida, usar uma bike no dia a dia vale a pena para sua mente e seu corpo.

Uma opção mais segura em tempos de pandemia

Com a ameaça de um vírus que se espalha de forma rápida e descontrolada, principalmente em locais fechados e com aglomeração – como ônibus e metrô por exemplo – aderir à bicicleta pode ser uma alternativa extremamente mais segura, pois você circula sozinho, ao ar livre, não precisa tocar em superfícies que tenham sido tocadas por outras pessoas, e ainda melhora sua saúde fortalecendo seu sistema imunológico.

Bicicletas são sinônimo de economia

Bicicletas de qualidade podem não custar tão barato, mas a longo prazo, você terá feito um ótimo investimento. Ao comprar uma bicicleta e torná-la seu principal meio de transporte, você estará economizando com transporte público, viagens por aplicativo, motocicletas e todos os outros meios que dependem de investimento financeiro diário, o que te ajudará a reduzir drasticamente seus gastos mensais com locomoção. Ou, ainda, se não deseja comprar uma bicicleta, há hoje muitas cidades que contam com a possibilidade de aluguel de bikes, que com certeza compensa mais se colocarmos os gastos na ponta do lápis. Este é um ponto relevante ao avaliar se usar uma bike no dia a dia vale a pena.

Um meio de transporte divertido e agradável

Ao escolher se locomover usando a bicicleta, ficar parado no trânsito ao som de buzinas será algo que não fará mais parte de sua rotina. Esqueça os engarrafamentos, a dor de cabeça para encontrar vaga no estacionamento. Viajando de bicicleta você se distrai e pode chegar ao seu destino depois de um percurso zero estresse.

Favorece o bem-estar

Quando estiver pensando se bike no dia a dia vale a pena, lembre-se que você poderá estar exercitando seu corpo, sua mente e seu coração ao som de uma boa música, admirando belas paisagens, respirando ar puro e podendo refletir, colocar as ideias no lugar, etc. Seu cérebro produz endorfina enquanto você se exercita, o hormônio responsável pela sensação de recompensa e bem-estar. Os benefícios são muitos.

Ajuda o meio ambiente

Você não será o único beneficiado com o passeio ou o trajeto de bicicleta. O meio ambiente agradecerá também. Ao optar por uma bike em vez de sair de carro, você contribui com a diminuição da emissão de poluentes tóxicos para o meio ambiente, produzido por automóveis à base de combustíveis fósseis. Até as gerações futuras serão beneficiadas pela sua prática do ciclismo no dia a dia.

O ciclismo como esporte: faça novos amigos

Você já viu algum ciclista esportivo pedalando sozinho? Provavelmente a resposta será não. Na maioria esmagadora dos casos, os ciclistas estão sempre pedalando em grupos, ou seja, se você pretende se tornar um ciclista profissional, saiba que novos amigos se achegarão a você, e esse é um benefício muito relevante na prática do ciclismo, pois é muito melhor praticar esportes em grupo e contar com o incentivo de amigos para isso.

Uma ótima atividade em família

Momentos em família são essenciais para fortalecer os laços. Então por que não convocar toda a família para um passeio ao ar livre de bicicleta? Para os que têm filhos menores, é possível acoplar pequenas cadeirinhas à sua bicicleta para que ninguém fique de fora do passeio. Estabeleça um dia da semana para praticar o ciclismo juntos. Pequenos rituais em família são muito importantes, principalmente para crianças, pois fortalecem o senso de pertencimento, além de render ótimas memórias em família.

A liberdade que só a bicicleta é capaz de trazer

Além da liberdade de locomoção, em não depender de um veículo que pode te deixar na mão quando você mais precisa ou te deixar preso no trânsito por horas, enquanto você pedala, uma sensação imensa de liberdade irá invadir você. O vento batendo no rosto, o sol aquecendo sua pele, a natureza sendo apreciada, tudo isso fará com que você se sinta vivo, e pertencente ao local onde está inserido.

Espero que todos esses benefícios apontados em nosso artigo te convençam de que sim, bike no dia a dia vale a pena, e muito. Traga essa prática para sua rotina e

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Tite convoca Vinicius Jr para seleção após corte de Firmino por lesão

Artigo Anterior

Brasil corta em 10% as tarifas de importação

Relacionados