Esta é mais uma palestra da Segunda Empreendedora em Brumadinho, que acontece no dia 29/6. As inscrições já estão abertas
Com a limitação da circulação de pessoas devido ao isolamento social provocado pelo coronavírus (Covid-19), pequenos negócios tiveram que investir em novos canais de vendas. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, entre os dias 30 de abril e 5 de maio, 34% dos empreendimentos mineiros estão apostando nas vendas pelas redes sociais, sites, aplicativos ou telefone.
De acordo com a analista do Sebrae Minas Fernanda do Carmo, este momento de pandemia tem exigido novas medidas para que os empreendedores de Brumadinho mantenham os seus negócios ativos. “Os estabelecimentos da regiãotiveram que se adaptar a forma como atendem os seus clientes e realizam suas vendas, se adequando ao decreto que regulariza o funcionamento do comércio na região. Até então as vendas eram feitas para clientes fidelizados a marca e para passantes. Sem contato com esse último público, o jeito agora é recorrer as mídias digitais e garantir a presença online dos negócios”.
Por isso, o Sebrae Minas, em parceria com a CDL de Brumadinho, realiza na próxima segunda-feira (29/6), às 19h, a palestra online “Não venda pela internet, utilize a internet para vender mais”. Ela terá a participação de Marcio Eugênio, dono canal do YoutubeD Loja Virtual. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo loja.sebraemg.com.br .
O empreendedor e especialista em e-commerce irá compartilhar algumas estratégias utilizadas em seu projeto mais recente, que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos. Ele irá apresentar ferramentas que podem ajudar a alavancar o negócio físico, além de abordar as diferenças entre vender pela internet e utilizar a internet para vender mais.
“O objetivo da live é mostrar que o empreendedor pode utilizar as plataformas online para alavancar os seus negócios. É importante identificar os clientes com potencial e trabalhar para que ele interaja com a sua marca por pelo menos cinco segundos. Ele precisa ver o que você fabrica, os serviços que você entrega e os clientes que você atende”, destaca Marcio Eugênio.
Confira a entrevista com especialista em e-commerce, Marcio Eugênio:
Qual a maior dificuldade encontrada pelo pequenos negócios nas plataformas digitais em um território como Brumadinho?
O principal desafio de todo negócio é conseguir mostrar o seu produto para um maior número de pessoas que tem possibilidade de comprá-lo. Isso vale para Brumadinho ou qualquer outra cidade. Hoje em dia, fabricar um produto é muito fácil. O desafio, diante de tanto acesso a informação, é conseguir fazer com que eles parem cinco segundos para ver o seu produto ou seu serviço.
Podemos dizer que o período de quarentena popularizou os serviços realizados pela internet?
Durante a pandemia, as pessoas aumentaram o contato com as tecnologias e,consequentemente, com o consumo de conteúdo da internet. Acredito que a população avançou em 60/70 dias, o que levaria quatro ou cinco anos. A venda pela internet é uma realidade, e os empreendedores precisam aproveitar essa oportunidade.
Que dica você deixaria para os empreendedores de Brumadinho aplicarem no dia a dia dos seus negócios?
A principal dica é produzir posts com conteúdo de qualidade sobre aquilo que você vende nas redes sociais e invista dinheiro para distribuir às pessoas certas. Hoje em dia, a precificação disso nas redes sociais, ou seja, o quanto você gasta para mostrar os seus produtos e serviços, está muito barata. E quem conseguir entender como isso funciona vai sair na frente.
Palestra online “Não venda pela internet, utilize a internet para vender mais”
Data: 29/6
Hora: 19h
Inscrição: loja.sebraemg.com.br