Como destacar o seu negócio em tempos de pandemia?

0
231

Manter o cliente leal ao seu empreendimento é essencial mesmo à distância!

Certamente, você já ouviu aquela história de que manter um cliente pode ser mais lucrativo do que conquistar um novo. E é verdade! Um cliente fiel, além de trazer bons resultados por si próprio, é responsável pela famosa propaganda “boca a boca”. Pensar em estratégias de venda e oferecer algo que o seu cliente realmente vai valorizar é o principal ponto de partida.

Inicialmente, saber e entender o perfil do consumidor pode tornar estas estratégias mais fáceis, pois assim, as chances de venda são mais garantidas. Para Márcia Machado, proprietária das lojas colaborativas Amor de Mãe em BH, com quatro unidades na capital, é sempre bom ouvir os clientes. “Peça e anote sugestões, assim, fica mais fácil saber por onde começar quando for implantar alguma mudança ou novidade. Dessa forma, você saberá exatamente o que a sua clientela quer e o retorno que terá”.

Ela acrescenta que gerenciar os dados do cliente pode ajudar a conhecer este perfil, oferecendo condições especiais. “Clientes fiéis adoram ser lembrados, e isso pode contribuir para que o seu negócio continue cativando os compradores. Ter um banco de dados com a data de aniversário dos clientes para oferecer promoções ou algum brinde é uma boa forma de manter um relacionamento com ele. Você pode também guardar as informações de compra de cada um, para estar sempre atento quais são as preferências daquela pessoa e o que pode agradá-lo em futuras compras”, afirma Márcia.

Faça da internet uma aliada!

Outra dica da especialista é gerenciar esses dados online e as redes sociais são ótimas ferramentas para fazer isso. “No Instagram, por exemplo, existe a opção das enquetes, caixinha de perguntas e lives interativas. São várias as formas de refinar as preferências e acatar sugestões e opiniões dos compradores. Além disso, invista em parcerias com influenciadores que falem para o seu público. Eles geram uma identificação com o seguidor e podem transformá-los em clientes”, orienta a lojista.

Ainda segundo a empreendedora, criar um plano de ação contribui e muito para o sucesso do seu produto, marca ou coleção. “Deixar o cliente curioso e interessado no seu negócio é ideal para o manter sempre por perto, com grandes chances de continuar adquirindo. Invista em um bom marketing que instigue o cliente naquele produto. Mesmo que não seja nada muito grande, é legal fazer ele perceber que a loja quer a sua presença. Em alguns casos, você pode convidá-lo a participar de algum evento de lançamento, presencial ou online, fidelizando ainda mais a sua marca”, conclui Márcia.

Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe de 2 filhos. (@marciacmachado e @grupoamordemaebh).

Artigo anteriorDinheiro na poupança é coisa do passado!
Próximo artigoVendas de veículos híbridos crescem mais de 75% em 2020
Editor e fundador do Jornal Brasil Agora [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ________________________________________________________________________ Diretor do 'Grupo Conteúdo' - Agência de Notícias | Publicidade & Marketing Digital. Siga o Instagram e leia outras matérias e artigos no perfil:@felipe_jesusjornalista. ________________________________________________________________________ Gestor Adv. - | FJ - Escritório de Assistência Jurídica - EAJ |. Membro da "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE-OAB) ________________________________________________________________________ Formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Relações Públicas (Universidade UIB/EUA), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Bacharel em Direito (Universidade - UNIESP/FACSAL-BH/MG) e Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Univ. UEMC/Espanha). ________________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui