Educação: Estácio realiza Trote Solidário virtual em função da pandemia



Estácio do Prado – Crédito: Apontador.

As unidades de Belo Horizonte vão arrecadar doações para as ONGs Proação, AMR e Centro de Apoio Itapoã

Por conta da pandemia da Covid-19, o Trote Solidário da Estácio foi reformulado, mas continua fazendo parte do Programa Boas-Vindas Calouros, que é uma forma de integrar veteranos e calouros nessa nova etapa de estudos, transformando-a em um gesto de solidariedade e possibilitando aos alunos da universidade uma acolhida mais segura e humanizada.

E se a razão da instituição de ensino tem um cunho social, além da educação, nos parece natural ampliar de forma contínua a nossa contribuição para formar cidadãos mais conscientes e estimular o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atuamos. Centenas de calouros já iniciam sua vida acadêmica lutando por causas, e não com uma mera brincadeira entre os veteranos. Até o dia 30 de setembro, estudantes da Estácio e o público externo poderão doar valores a partir de R$10 diretamente na plataforma on-line para Organizações Não Governamentais (ONGs) indicadas pela instituição de ensino superior, como Médicos Sem Fronteiras, TETO Brasil, #Vencendojuntos (projeto), Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC), entre outras. Os interessados em transformar várias vidas poderão colaborar por meio do link: htpps://trotesolidario.v2v.net/pt-BR.

Essa iniciativa faz parte do Pilar Cidadania do Programa de Responsabilidade Social Corporativo – Educar para Transformar. A iniciativa da Estácio é de abrangência nacional e, por isso, as pessoas poderão selecionar as instituições que querem ajudar. O Trote Solidário já existe há 20 anos e faz parte do Programa Boas-vindas. Este ano, com a pandemia, a ação torna-se ainda mais necessária. Os valores arrecadados ajudarão as organizações da sociedade civil e as instituições sociais na implementação de seus projetos.

“A Estácio está promovendo o Trote Solidário e, pela 20ª vez consecutiva, vamos levar educação e gerar impacto social nas regiões em que atuamos. Queremos que nossos alunos, professores e colaboradores contribuam de forma sustentável para o desenvolvimento local, ajudando assim, a transformar a vida das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, afirma Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio.

Na Estácio Belo Horizonte, corpo docente e alunos das unidades Floresta, Prado e Venda Nova se mobilizaram para arrecadar doações em dinheiro para a compra de cestas básicas, fraldas e produtos de higiene que podem ser efetuadas por meio dos links http://bit.ly/TroteSolidarioFlorestahttp://bit.ly/TroteSolidarioPradohttp://bit.ly/TroteSolidarioVendaNova..

A arrecadação do campus Prado será destinada ao Proação (Núcleo de Composição de Parcerias em Projetos & Ações), que desenvolve um programa de educação complementar; a do campus Floresta irá para a Associação Mineira de Reabilitação (AMR), que reabilita crianças e adolescentes com deficiência física; e o Venda Nova destinará ao Centro de Apoio Itapoã, que atende crianças com câncer e doenças mentais e seus familiares.

“O Trote Solidário é uma iniciativa adotada pela Estácio há muitos anos com o objetivo de engajar nossos alunos e apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. A pandemia expôs as fragilidades e desigualdades humanas, o que exige de todos nós uma união e um esforço ainda maiores rumo a um país mais justo e igualitário. Todos podem ajudar de alguma forma”, declara o reitor da Estácio Belo Horizonte, Fábio Alba.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Inclusão e valorização de idosos no mercado de trabalho será tema de webinar gratuito da ABRH-MG no dia 3 de setembro

Artigo Anterior

Steffen Professional Cleaning inicia operação em Minas Gerais

Relacionados