Aulas virtuais de alto desempenho em redação permitem que a professora Jana Rabelo alcance alunos de todos os estados brasileiros



Jana Rabelo – Foto Estevão Andrade.

Com cursos regulares, bolsas e aulas gratuitas, professora comemora a acessibilidade do formato e resultados positivos

​Professora desde 2010, Jana Rabelo especializou-se em aulas de alto desempenho em redação, com foco no Enem e vestibulares. Com a pandemia do Coronavírus, sua salinha presencial passou a ser disponibilizada online e, mesmo com os obstáculos previsíveis que o formato traz, o resultado foi surpreendente. Atualmente, com as possibilidades que a tecnologia permite, Jana tem alunos em todos os estados brasileiros e até fora do país.

“Tenho um aluno que está em Angola e vai fazer o Enem, mas está se preparando, por enquanto, à distância. Tenho alunos, por exemplo, no Maranhão, um local onde eu nunca estive. Algumas cidades não têm preparação de alto desempenho para o Enem e este formato possibilitou que a educação fosse mais longe”, conta. E as aulas também se tornaram mais acessíveis financeiramente, uma vez que o volume de alunos aumentou e atualmente há um percentual alto de alunos bolsistas, que foram criteriosamente selecionados.

Além do curso pago, Jana Rabelo mantém aulas gratuitas abertas regularmente em seu canal no YouTube. “Eu assumi isso como uma jornada pessoal, uma forma de tentar compensar a falta das aulas presenciais, principalmente para alunos de escolas públicas, que não conseguiram adotar um regime remoto de qualidade. E eu recebi muitas mensagens de pessoas que chegaram bem perto da nota máxima no Enem, me sinto vitoriosa com esse resultado”, explica.

A disciplina para acompanhar o curso virtualmente é importante, mas, para a professora, há também boas vantagens no formato. As plataformas digitais oferecem recursos de áudio, vídeo, enquetes, o que gera uma interatividade maior. Tornou-se também um processo mais autônomo. Os alunos podem assistir ao vivo ou, posteriormente, a aula gravada.

Um ano após a migração das aulas para o ambiente digital, os resultados são positivos. “Os meus alunos tiveram um desempenho melhor. Eu acho que eles se tornaram mais vigilantes em relação ao próprio processo de amadurecimento de escrita. Eu consegui me fazer mais presente do que antes, quando só tinha aula presencial, e eu acho que todos nos esforçamos mais porque sabíamos que havia problemas e obstáculos a mais a serem superados”, comenta.

A salinha de redação está disponível no site da Jana Rabelo. São turmas menores com atendimento personalizado, a fim de desenvolver as estratégias de melhorias de texto e otimizar a performance nas provas. Atualmente ela realiza lives e compartilha dicas valiosas para quem está estudando, quase diariamente no Instagram e YouTube.

Sobre Jana Rabelo

Passou em 1º lugar na UFMG para o curso de Letras. Em 2007, formou-se no curso que escolheu por vocação. Jana já trabalhava no Colégio Bernoulli e seguiu por lá, coordenando os monitores de redação. Durante o mestrado teve um trabalho aceito no Manchester Phonology Meeting – um dos maiores eventos de fonologia do mundo – e foi para Manchester, Inglaterra apresentar os primeiros resultados de seu mestrado na conferência.

Em 2010, fez um concurso para professor substituto na UFMG e passou, onde lecionou por seis meses, dando aula no primeiro período de Letras. Em 2011, voltou para o Bernoulli como professora e segue lá até hoje. Desde 2014 atua também como professora de redação em cursos livres pré-vestibulares e Enem com foco numa metodologia mais particular e em resultados de alta performance.

Experiência em escolas e cursos Pré-vestibulares

Colégio e pré-vestibular Bernoulli – Professora – Desde 2011

Polo Vestibulares – Professora e coordenadora da área de linguagens – 2010 a 2014

PUC Minas – Professora na Especialização em Língua Portuguesa: leitura, escrita e gramática – 2012

UNIPAC Itabirito – Professora na Especialização em Letramento e Alfabetização – 2012

Universidade Federal de Minas Gerais – Professora de Introdução aos Estudos Linguísticos – 2010

Colégio Magnum – Professora – 2013 a 2015

Colégio Marista – Professora – 2012 a 2013

Coleguium – Professora – 2009 a 2012

Unimaster – Estagiária e monitora – 2008 a 2010

Colégio e pré-vestibular Bernoulli – estagiária, monitora – 2007

Mais informações:
Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Transações bancárias pelo celular aumentam progressivamente durante a pandemia

Artigo Anterior

Clínica de BH cria painel natural capaz de neutralizar 1 tonelada de CO₂ em três anos

Relacionados