“Transversalidades”, do CCBB Educativo, relata experiências da educação no museu



A Escola vai ao museu – Divulgação.

Atividade tem transmissão online no dia 14/04 e é acessível em libras

A educação vai muito além dos livros, exercícios, explicações e exames. Para ilustrar isso, o CCBB Educativo realiza edição do projeto “Transversalidades” com a educadora Gláucia Enes. Ela apresenta a webinar “A escola vai ao museu: uma experiência de aprendizagem entre sujeitos e objetos, sujeitos e sujeitos, sujeitos e cidade” no dia 14 de abril, às 19h, pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

O diálogo entre museu e escola pode provocar vários desdobramentos na vida dos estudantes e também contribuir para a formação de sujeitos críticos e atuantes em nossa sociedade.

Acreditando que programas de ação educativa podem ser múltiplos e trabalhar no sentido de construção de conhecimentos cognitivos e afetivos será apresentada a proposta de trabalho do Projeto Circuito de Museus da Secretaria Municipal Educação de Belo Horizonte que viabiliza visitas de professores e estudantes aos espaços culturais.

A prática da educação fora dos muros da escola é considerada por muitos professores como um ganho nos processos de aprendizagem e uma possibilidade de explorarem os mais variados conteúdos das disciplinas estudadas.

Gláucia Enes é graduada em Educação Artística pela Escola Guignard da UEMG. É especialista em Educação e Cinema e em Ensino de Artes Visuais, além de mestranda em Educação em Museus pela UFMG. É professora de artes da rede municipal de Belo Horizonte e integrante da equipe gestora do Projeto Circuito de Museus da Secretaria Municipal de Belo Horizonte.

 

Acessibilidade no CCBB Educativo

Acessibilidade e inclusão são princípios que pautam todas as ações do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, contribuindo para um ambiente propício à pesquisa, criação e fomento de ações voltadas à garantia de ampla democratização e acesso à cultura.

O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, abordando temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

O curso é ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, e sempre conta com intérprete de Libras.

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Transversalidades

“A escola vai ao museu: uma experiência de aprendizagem entre sujeitos e objetos, sujeitos e sujeitos, sujeitos e cidade” – Com Gláucia Enes

Quarta-feira, 14 de abril, às 19h

Transmissão: Plataforma Zoom

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

Acessível em Libras

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Startup lança campanha de prevenção à Covid-19 para usuários do transporte público de BH e RMBH

Artigo Anterior

Centro Cultural “Lá da Favelinha” oferece mais de 50 oficinas gratuitas e online para a população

Relacionados