Sebrae Minas divulga vencedores da Olimpíada do Conhecimento



Alunos e professores de escolas públicas mineiras são estimulados a criarem soluções digitais que melhorem o ambiente escolar

Nove equipes formadas por estudantes e professores de escolas públicas de Braúnas, Congonhas, Frutal, Nova Ponte, Sacramento, Timóteo, Uberaba e Unaí são premiadas na Olimpíada Empreendedora: qual digital você vai deixar no mundo?.Essa jornada on-line, criada pelo Sebrae Minas, faz parte de um programa de capacitação para educadores – apoiado pelo Centro de Referência em Empreendedorismo do Sebrae (CER) -, com o objetivo de estimular o conhecimento, trocas de experiência de aprendizagem, que impulsionam a cultura digital, empreendedora e de inovação nas escolas.

A Olimpíada Empreendedora surgiu em Uberaba, há dois anos. Em 2020, com a pandemia e o distanciamento social, ganhou o formato de jornada on-line, mas sem perder a essência de capacitar educadores e estimular estudantes sobre as novas formas de aprender, fazer e educar.

“Essa iniciativa cria soluções para problemas identificados na comunidade escolar pelos próprios professores e alunos. Nosso objetivo é promover transformações e impactos dentro e fora das escolas, utilizando novas tecnologias nos processos de aprendizagem para expandir e compartilhar conhecimentos, competências e habilidades relacionadas à cultura digital, empreendedora e da inovação previstas na Base Nacional Comum Curricular e no Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae”, explica a gerente da Unidade de Educação do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.

Nesta edição, houve a participação de 73 equipes formadas por 903 alunos e 133 professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 729 escolas públicas localizadas em 103 municípios mineiros.

Todos os professores que participaram da “Jornada de Aprendizagem”. As equipes foram formadas por até 20 alunos e dois professores, sendo um orientador e outro de apoio.

Após as equipes estarem inscritas, os participantes receberam capacitação em temas ligados a ideação, prototipagem e pitch. Assim, alunos e professores foram desafiados a criarem soluções direcionadas para uma das três categorias: Mídias Digitais (memes, gifs, histórias em quadrinho, animação, podcast, etc), Mídias Digitais (canal de Youtube, homepage, blogs, sites, redes sociais, etc) e Tecnologias Digitais (realidade aumentada, realidade virtual, games digitais, painéis colaborativos, aplicativos, etc.).

Os participantes também tiveram consultoria e tutoria técnica e pedagógica on-line durante todo o programa, esclarecendo todas as dúvidas principalmente sobre a última etapa da jornada. “O ‘Desafio’ marca o final de todo esse trabalho, e pretende encorajar os educadores e estudantes a transformarem suas realidades por meio de soluções digitais e empreendedoras, fazendo com que se reconheçam como parte do processo de mudança”, justifica a gerente do Sebrae Minas.

No “Desafio”, as equipes trabalharam a ideação do projeto, por meio do Canvas, entregaram o protótipo digital e fizeram um pitch, uma apresentação rápida, on-line e ao vivo, de três minutos, sobre a solução desenvolvida e sua aplicação para uma banca de avaliadores da Olimpíada Empreendedora.

Das 28 equipes que passaram pelas etapas regionais, nove foram premiadas com os três primeiros lugares de cada período escolar Fundamental Anos Iniciais (1 a 5 ano), Fundamental Anos Finais (5 ao 9 ano) e Ensino Médio, na etapa regional e estadual. Os vencedores ganharam certificado, troféu dentre outros prêmios tecnológicos.

“Temos muito que comemorar. Nesta edição contabilizamos quase 600 horas de tutoria, mais de 800 atividades entregues e 560 atendimentos individuais on-line. Melhor do que isso é vermos juntos professores e estudantes comprometidos, empenhados e dispostos a mudar o ambiente escolar”, afirma Fabiana Pinho.

Conheça os vencedores da etapa estadual da Olimpíada Empreendedora Sebrae 2020.

Equipes Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

1º Lugar

Equipe: LITERA Books!

Categoria: Mídias Digitais

Professora: Mara Rubia Aparecida da Silva

Escola Municipal Professor José Teodoro Borges

Regional: Triângulo

Cidade: Nova Ponte

2º Lugar

Equipe: Dispositivos Humanos, Hora da Conquista, Visão do Futuro

Categoria: Mídias Digitais

Professora: Cíntia Aparecida Viana Magalhães

Professora de apoio: Sandra Regina Mendes

Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira

Regional: Noroeste e Alto Paranaíba

Cidade: Unaí

3º Lugar

Equipe: Guerreiros do Gomes

Categoria: Narrativas Digitais

Professora: Elizete de Fátima Fagundes Leonel

Escola Municipal Gomes da Silva

Regional: Triângulo

Cidade: Frutal

Equipes Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)

1º Lugar

Equipe: ThinkingBrains

Categoria: Mídias Digitais

Professora: Adriele Santos Rosa

Professor de apoio: Ricardo Henrique Fortunato

Escola Municipal São Miguel

Regional: Triângulo

Cidade: Nova Ponte

2º Lugar

Equipe: Fênix 2

Categoria: Tecnologias Digitais

Professor: Daniel Velasquez Santos Junior

Escola Municipal Urbana Frei Eugênio

Regional: Triângulo

Cidade: Uberaba

3º Lugar

Equipe: Os Desbravadores das Mídias

Categoria: Narrativas Digitais

Professora: Lidiane Fátima Lucas Silva

Escola Estadual Fagundes Varela

Regional: Rio Doce e Vale do Aço

Cidade: Braúnas

Equipes Ensino Médio

1º Lugar

Equipe: DescontraidaMENTE

Categoria: Mídias Digitais

Professora: Priscila Barbosa Marques

Escola Estadual José Afonso de Almeida

Regional: Triângulo

Cidade: Sacramento

2º Lugar

Equipe: IFnnovation

Categoria: Narrativas Digitais

Professor: Anna Marys Saraiva Ferreira

Instituto Federal de Minas Gerais

Regional: Centro

Cidade: Congonhas

3º Lugar

Equipe: CyberStaacks

Categoria: Narrativas Digitais

Professor: Felipe Santana Machado

Professora de apoio: Nilmara Castro

Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks

Regional: Rio Doce e Vale do Aço

Cidade: Timóteo

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

LUZES DA LIBERDADE: Festival apresenta programação infantil especial, de 21 a 23/12 pelo Youtube

Artigo Anterior

Como auxiliar uma pessoa que está sofrendo de overdose?

Relacionados