O professor Doutor Daniel Vicentini, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unicesumar (Universidade Cesumar), de Maringá, Paraná, participou como palestrante no XXIII Congresso de Geriatria e Gerontologia na cidade de São Paulo, entre os dias 23 e 25 de março de 2023.
Daniel falou sobre o Idoso atleta e, em um segundo momento, sobre a prescrição de exercícios para idosos obesos, pensando na melhora da funcionalidade. Além disso, o professor apresentou três trabalhos científicos, oriundos de pesquisa de seus orientandos do PPGPS.
O Congresso contou com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, referência na área de envelhecimento humano.
Mas, o que vem a ser a geriatria e a gerontologia? Qual a diferença entre essas áreas?
A gerontologia é uma ciência interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar que tem o objetivo de estudar o processo de envelhecimento humano. Ela aborda questões físicas, funcionais, psicológicas, fisiológicas, sociais, cognitivas, medicamentosas, espirituais, religiosas, dentre outras, relacionadas ao processo de envelhecimento.
Ela visa à descrição e à explicação das mudanças típicas do processo de envelhecimento e de seus determinantes genético-biológicos, psicológicos e socioculturais. É o campo de estudos que investiga as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico.
Sendo assim, qualquer profissional da área, principalmente da saúde, pode estudar Gerontologia: nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, profissional de educação física, fonoaudiólogo, biomédico, psicólogo, odontólogo, dentre outros.
Já a geriatria é área exclusiva do médico. A medicina tem avançado também, procurando ofertar aos usuários e pacientes um cuidado que atenda suas necessidades. Assim, as especialidades cada vez mais têm se mostrado aptas a atender as demandas de grupos específicos da sociedade, como é o caso do idoso.
A geriatria tem se mostrado como um instrumento que auxilia o processo de cuidado e atendimento aos idosos para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.
O geriatra torna-se especialista após ter feito residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia da Associação Médica Brasileira (SBGG/AMB).
Acesse o link do evento:
Instagram Dr. Daniel Vicentini: https://instagram.com/drdanielvicentini