Na pandemia, hobbies podem servir como “válvula de escape” e melhorar saúde mental

0
1007
Imagem: WeMystic.

Caça-palavras, puzzles e jogos de tabuleiro ajudam a exercitar o cérebro e aliviam a ansiedade e estresse

A pandemia do coronavírus deve mudar a forma como as pessoas veem e criam seus momentos de hobby e lazer. Após as tensões vividas no cenário atípico de 2020, a preocupação com o bem-estar emocional e psicológico se intensificou e muita gente descobriu – ou tem como meta encontrar – uma nova forma de aliviar a mente.

“A pandemia aumentou de uma forma significativa os casos de ansiedade e estresse, e deixa para 2021 a necessidade de focar ainda mais na saúde mental. Para isso, é extremamente importante criar momentos de descompressão com pequenas pausas para descanso, manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, além de meditar, ouvir uma música ou ler um bom livro. Cada um pode criar sua própria válvula de escape para diminuir a ansiedade e o estresse. Isso nos traz bem-estar e qualidade de vida. É como se estivéssemos quites com  o mundo. E esse é um dos exercícios que a pandemia trouxe até nós”, explica a psicóloga do Hospital Marcelino Champagnat, Raquel Pusch.

Outra forma de manter a saúde mental em dia é exercitar o cérebro. Atividades simples como montar um quebra-cabeça, resolver um caça-palavras ou solucionar uma questão de lógica contribuem para uma boa saúde mental, além de evitar doenças. Os jogos estimulam o raciocínio lógico e a capacidade cognitiva, ativando diversas áreas do cérebro, como memória, estruturação lógica, processamento linguístico e semântico. “Manter a mente ativa é tão importante quanto cuidar do corpo. Isso porque o cérebro precisa sair da sua zona de conforto para estimular suas habilidades cognitivas e, com isso, até prevenir doenças cerebrais degenerativas, como a demência. E esse exercício cerebral pode ser feito por meio de jogos como caça-palavras, puzzles, palavras-cruzadas, sudoku, entre tantas atividades que usam a matemática e o raciocínio lógico para estimular o cérebro. Tudo isso favorece para uma boa saúde mental, além de ser um momento de relaxamento e desaceleração na rotina agitada”, reforça.

Artigo anterior“JEITOS DE AMAR”, NOVO ÁLBUM DE LU TOLEDO, CHEGA ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS
Próximo artigoCarro de luxo: um sonho que pode se tornar investimento
*Jornalismo: Editor e fundador do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 - Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI ______________________________________________________________________ *Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] ______________________________________________________________________ *Advocacia: Gestor Adv. - [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial ] - Membro da "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE) - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)". ______________________________________________________________________ *Graduado: Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Relações Públicas (Universidade UIB/EUA), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Direito/Advocacia (FACSAL/MG) e Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Univ. UEMC/Espanha). ______________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui