PROJETO MÚLTIPLO ANCESTRAL, DO CCBB EDUCATIVO, APRESENTA “BOI MARINHO”

0
450

Boi Marinho – Helder Vasconcelos – Foto: Ricardo Moura.

ATIVIDADE DIGITAL ACONTECE NO DIA 27/02 NO SITE DO PROGRAMA

A brincadeira do Boi é uma das manifestações mais expressivas e representativas da diversidade cultural do Brasil e é tema do Múltiplo Ancestral do CCBB Educativo. Em uma atividade 100% digital, pessoas de todas as idades, a partir dos 3 anos, podem se divertir com Boi Marinho, apresentada por Helder Vasconcelos no dia 27 de fevereiro, às 10h, no site  www.ccbbeducativo.com.

O boi é protagonista das principais festas populares, religiosas ou profanas, e está presente em todos os estados do Brasil. Mas mesmo dentro de toda essa diversidade, com cada lugar tendo um jeito particular de atuar, a figura é sempre reconhecida. Simplesmente é um Boi e garantia de encontro com música, dança, teatro e festa.

Percebendo essa característica e vendo também como um espaço de possibilidade de uma criação nova, Helder Vasconcelos criou sua brincadeira de Boi em 2000. Um Boi para brincar Carnaval com elementos de diversas tradições populares, especialmente o Cavalo Marinho.

O resultado é uma brincadeira original e única. As canções, danças, versos, figurinos e encenação do Boi Marinho trazem novos ares para o Carnaval pernambucano. A fórmula é a forte relação que Helder tem com as tradições que se relaciona, junto com sua criatividade e seu potencial de inovação, já conhecido em outros trabalhos, como o grupo musical Mestre Ambrósio.

Helder Vasconcelos é músico, ator e dançarino; ́um dos formadores do grupo musical de Pernambuco Mestre Ambrósio, com quem trabalhou de 1992 a 2003, excursionou pela Europa, Estados Unidos e Japão, tocou nos principais palcos e eventos brasileiros e gravou três CDs. Credita sua formação ao aprendizado não acadêmico das brincadeiras de Cavalo Marinho e Maracatu Rural e ao estudo da arte do ator com o grupo Lume da Unicamp, Campinas-SP. Em carreira solo, criou os espetáculos “Espiral Brinquedo Meu” (2004), “Por Si Só” (2007) e “Eu Sou” (2016).

Em parceria com o Batebit Artesania Digital vem desenvolvendo instrumentos digitais de música e dança. É fundador e coordenador do grupo Boi Marinho, que participa do Carnaval pernambucano desde 2000. No cinema, atuou nos longas “Baile Perfumado”, “O Homem que Desafio o Diabo” e “A Luneta do Tempo” e “Entre Irmãs”. Desenvolve um trabalho de formação, por meio de oficinas, cursos e vivências desde 1998. Atua também na criação de trilhas sonoras e como consultor, preparador, diretor. Como palestrante participou dos TedxUFPE de 2015 e 2017.

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Múltiplo Ancestral
“Boi Marinho”– com Helder Vasconcelos

Sábado, 27 de fevereiro, às 10h

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

 

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Artigo anteriorCCBB Educativo apresenta visita mediada online na exposição “Linhas da Vida” da artista Chiharu Shiota
Próximo artigoCCBB Educativo oferece visita mediada online à exposição “Ivan Serpa: A Expressão Do Concreto”
*Jornalismo: Editor e fundador do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 - Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI ______________________________________________________________________ *Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] ______________________________________________________________________ *Advocacia: Gestor Adv. - [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial ] - Membro da "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE) - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)". ______________________________________________________________________ *Graduado: Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Relações Públicas (Universidade UIB/EUA), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Direito/Advocacia (FACSAL/MG) e Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Univ. UEMC/Espanha). ______________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui